Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça Riace, a cidade fantasma que virou modelo de integração

Destinada a morrer, vila foi repovoada por migrantes

Conheça Riace, a cidade fantasma que virou modelo de integração
Notícias ao Minuto Brasil

07:23 - 04/10/18 por ANSA

Lifestyle Itália

Riace é uma cidade italiana que, em 1998, estava destinada a morrer, sem jovens nem esperança. Hoje, no entanto, ela conta com mais de 1,6 mil habitantes graças à perseverança de um prefeito que enxergou na migração uma oportunidade.

+ Custo de vida: as cidades mais caras e baratas para se viver

No curso de seus mandatos, Domenico "Mimmo" Lucano acolheu e inseriu socialmente em um lugar destinado a se tornar fantasma mais de 6 mil requerentes de asilo de mais de 20 países, dando uma nova vida a Riace, que fica na região da Calábria.

View this post on Instagram

A post shared by Sonia Golemme (@soniagolemme) on Oct 3, 2018 at 7:21am PDT

Lucano, famoso mundialmente por causa de suas políticas, foi preso na última terça-feira (2) sob acusação de favorecimento à imigração clandestina e irregularidades em licitações para coleta de lixo.

Uma campanha de desobediência civil surgiu na internet em apoio ao mandatário. As hashtags #IoStoConMimmoLucano e #IoStoConRiace foram das plataformas digitais para praças de diversas cidades italianas em protesto contra o encarceramento.

Uma internauta comparou Lucano a Giorgio Perlasca, italiano que, na Segunda Guerra Mundial, assumiu a identidade de cônsul-geral da Espanha na Hungria, utilizando essa credencial diplomática para salvar milhares de judeus perseguidos pelo nazismo. "Fez uma coisa ilegal, mas justa. A humanidade vai além da lei", escreveu a usuária no Twitter.

Em 1999, foi fundada em Riace a associação "Cidade Futura - Giuseppe Puglisi", com a intenção de transformar o vilarejo em ponto de acolhimento. A cidade passou a ajudar os migrantes assim que eles desembarcavam, disponibilizando velhas casas abandonadas. A fundação leva o nome do padre italiano Giuseppe Puglisi, morto pela máfia por lutar contra o consumo de drogas por jovens.

De lá começou a fama de Riace como cidade modelo, de integração, na qual o prefeito orientou toda a administração para a integração dos refugiados, colocando os migrantes nas escolas, financiando pequenas atividades e realizando oficinas de trabalho.

A revista norte-americana "Fortune" colocou o prefeito entre os 50 líderes mais influentes do mundo em 2016, elevando o patamar da cidade a modelo de acolhimento, inclusão sustentável e funcionalidade. Além disso, Lucano deu origem a uma série produzida pela emissora de televisão Rai, "Tutto il mondo è paese", protagonizada por Beppe Fiorello, mas ainda inédita.

A poucos quilômetros de Riace, também na região da Calábria, San Ferdinando apresenta uma realidade completamente diferente.

Também polo de muitos refugiados, o município presenciou a morte de uma nigeriana, Beckie Moses, no incêndio de um acampamento de migrantes com mais de 200 barracas no último inverno europeu. Com informações da Ansa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório