Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 sinais de que você está com depressão

Saiba quais os principais sintomas da doença que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo

6 sinais de que você está com depressão
Notícias ao Minuto Brasil

12:15 - 10/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

A Organização Mundial de Saúde (OMS) faz um alerta: “se não agirmos rapidamente, em 2030 a depressão será a principal doença a afetar a população a nível global”.

Mas afinal o que é a depressão?

Trata-se de uma patologia mentla – e pode afetar qualquer pessoa em qualquer época. Ainda assim, o tratamento tem uma taxa de sucesso de 70-80%.

+ Conheça o transtorno de dependência da internet

Um dos maiores erros que as pessoas cometem acerca da depressão consiste em acreditar que se trata de tristeza, quando de fato são dois assuntos completamente distintos.

Enquanto a tristeza é uma emoção humana natural, que vem e vai e que é frequentemente provocada por certos acontecimentos, a depressão é um sentimento constante de tristeza, de desespero e de falta de esperança.

Existem vários estágios de depressão e os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas existem igualmente alguns sinais de aviso comuns aos quais deve ter atenção (em si próprio e em quem o rodeia):

1. Tristeza permanente

Quando a sensação de tristeza dura mais de duas semanas e não reduz significativamente, pode ser um sinal de depressão, principalmente quando não existe uma razão aparente para essa tristeza. Se perdeu um ente querido ou está vivendo um térmido de relacionamento, então é normal que passe por um período de luto mais sombrio. Todavia, se não consegue identificar um motivo para se sentir triste então deve procurar ajuda.

2. Falta de motivação ou interesse nas coisas

Se você adora estar com amigos ou praticas exercícios físicos e de repente passa a não ter qualquer interesse ou motivação para realizar nenhuma atividade ou não sente prazer quando tenta ser mais participativo, pode ser um sintoma de depressão.

3. Sentir-se isolado e não querer falar com ninguém

Evitar manter contato com amigos e participar em menos eventos sociais são dois sinais comuns de depressão. Poderá também notar que tem mais dificuldade em compreender quem o rodeia.

4. Mudanças no sono e nos comportamentos alimentares

Comer em excesso ou quase não comer, em conjunto com outros sintomas que definem a depressão poderão ser indicadores de incidência da doença mental.

Padrões de sono alterados podem ser igualmente um sinal de depressão e consequentemente a falta de sono poderá aumentar a sensação de desespero.

5. Usar álcool ou drogas para lidar com os sentimentos

Os indivíduos que sofrem de depressão optam muitas vezes por consumir álcool e drogas de modo a entorpecerem a dor ou lidar com as emoções avassaladoras que sentem.

6. Falta de esperança e desespero

Nos casos mais severos, as pessoas afetadas podem sentir uma avassaladora sensação de desespero e terem inclusive pensamentos suicidas. Se sente que algo está errado, procure ajuda médica para lhe indicar as ferramentas necessárias para se recuperar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório