Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 hábitos capazes de reduzir o risco de câncer de mama

Apesar do seu surgimento não ser controlável, existem certos hábitos que reduzem o risco de incidência da patologia

6 hábitos capazes de reduzir o risco de câncer de mama
Notícias ao Minuto Brasil

09:13 - 16/10/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

O câncer de mama aumentou de forma muito significativa nas últimas quatro décadas do século XX, sobretudo nos chamados países desenvolvidos. Sendo a forma de câncer mais frequente na mulher, raramente surge antes dos 30 anos, aumentando significativamente a partir dos 45 anos e mais ainda depois dos 60 anos.

Apesar do seu surgimento não ser controlável, existem certos hábitos que reduzem o risco de incidência da patologia:

1. Coma fibra

A fibra já provou ser benéfica para o controle de peso, melhorando ainda o funcionamento do sistema digestivo. Mais ainda, o nutriente também ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) descobriu que comer três porções diárias de frutas e verduras ricas em fibras durante a adolescência diminui em 25% o risco da doença na fase adulta.

2. Atenção à gordura

Uma pesquisa publicada em maio no JAMA Oncology descobriu que as mulheres que seguem dietas pobres em gordura e ricas em grãos integrais correm um risco 22% menor de morrer de câncer de mama. Também foi sugerido que as mulheres que mantiveram a dieta menos gordurosa por períodos mais longos apresentaram chances maiores de sobreviver à doença. 

3. Evite o álcool

Um artigo publicado em 2017 no Journal of Clinical Oncology mostrou que o consumo regular de bebidas alcoólicas está associado a pelo menos sete tipos de câncer, sobretudo o de mama. Os especialistas estimam que 5,5% dos novos casos de câncer pelo mundo estão relacionados com o consumo excessivo de álcool. Isso acontece porque o álcool pode aumentar os níveis de estrogênio para um grau potencialmente perigoso. 

4. Não fume

O tabagismo já é conhecido por aumentar a probabilidade do desenvolvimento de câncer de pulmão, mas novas pesquisas sugerem que os elementos cancerígenos presentes no cigarro podem aumentar igualmente o risco de outros tipos da doença, incluindo o de mama. 

5. Pratique exercício físico

O exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde física, em especial a cardiovascular, e mental, ajudando a aliviar o estresse e melhorar o humor. Várias pesquisas sugerem ainda que a atividade física regular pode reduzir o risco de câncer de mama, pois melhora o sistema imunológico e reduz gordura corporal, fator que já está associado a um menor risco de ocorrência da doença. 

6. Reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é geralmente procurada pelas mulheres que desejam aliviar os sintomas da menopausa, como ondas de calor e fadiga. No entanto, um relatório divulgado pelo Sociedade Americana de Câncer revelou que utilizar essa terapia pode aumentar o risco de câncer de mama.

A terapia de estrogênio-progesterona (EPT) é um dos tratamentos que aumentam a probabilidade – quanto mais o EPT for usado, maior é o risco, apontou aquela pesquisa.  

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório