Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira os 10 melhores vilarejos da Itália

Lista foi elaborada pelo site de viagens Skyscaner

Confira os 10 melhores vilarejos da Itália
Notícias ao Minuto Brasil

16:51 - 26/10/18 por Ansa

Lifestyle Destinos

O portal de viagens britânico "Skyscanner" elegeu os dez melhores destinos turísticos da Itália com menos de 35 mil habitantes, levando em conta critérios como a conservação do patrimônio histórico e a manutenção das características arquitetônicas e paisagens originais.

Confira a lista e prepare as malas!

Avise (Vale d'Aosta) - Com seus três castelos (Cré, Blonay e Avise) é uma das pérolas do Vale d'Aosta. O local tem suas raízes na Idade Média, quando era um feudo dos "Senhores de Avise", uma família de nobres da região. Localizado em uma posição estratégica, a poucos quilômetros de Courmayeur, perto da garganta de Pierre Tailée, a vila era rota de passagem para viajantes que tinham a Gália como destino. O centro histórico, com seus campanários romanescos e torres, merece destaque, além da farta oferta gastronômica, que inclui o Petit Rouge, vinho tinto produzido na região.

Canelli (Piemonte) - Uma das capitais mundiais do vinho, a aldeia, localizada junto às colinas de Langhe e Monferratto é tombada pelo patrimônio cultural pela UNESCO. No vilarejo, o "pai do espumante", Carolo Gancia, abriu sua adega histórica.

Pode-se explorar também os distritos de Borgo e Villanouva, para descobrir as chamadas "catedrais subterrâneas", caves que se espalham em rede pela cidade, que a tornam única no mundo.

Noli (Ligúria) - Uma das mais belas aldeias da Riviera di Ponente, em cujo centro histórico foi erguida a primeira prefeitura romana da Ligúria. Noli é uma cidade repleta de monumentos. Afastado do centro histórico, o Castelo Ursino dá um ar medieval à cidade, enquanto a costa da aldeia é caracterizada por um mar azul-turquesa e por uma praia de areia branca em forma de meia-lua.

Lenno (Lombardia)- A cidade é a única representante da Lombardia na lista. A costa Tremezzina, situada na enseada do Golfo de Vênus, é imperdível. O charme dos lagos, combinado com um clima ameno durante todo o ano, permitia o cultivo de oliveiras na época romana. Trata-se de uma vila única, perfeita para ser explorada durante uma visita à província de Como. Além de atrair amantes da gastronomia de todo o mundo, Lenno fascinou também os cineastas por seus belos vilarejos às margens de lagoas. Na Villa del Balnianello, o ator George Lucas filmou cenas do clássico "Star Wars", no mesmo cenário em que cenas inesquecíveis dos filmes de James Bond foram gravadas.

Molveno (Trentino-Alto Adige) - Cidade localizada os pés dos picos nevados das Dolomitas de Brenta. É o cartão postal de toda a região com tesouros como a Igreja de San Vigilio e a Antica Segheria Taialacqua.

+ Jean Paul Gaultier assinará fantasia da Portela no Carnaval 2019

Marostica (Veneto) - Uma joia da província de Vicenza, famosa por suas cerejas, que são celebradas com um grande festival no mês de maio. A cada dois anos, em setembro, um tabuleiro de xadrez gigante é montado na Piazza Castello. As peças do jogo são pessoas vestidas com trajes típicos, que realizam uma disputa de tirar o fôlego. A cidade oferece também dois castelos, longas calçadas para passeios, a Via Mazzini com suas belas lojas, o Doglione e o antigo Arsenal da Serenissima.

Tricesimo (Friuli-Veneza Giulia) - Aldeia de origem romana, cujo nome se refere à lápide localizada aos pés das colinas formadas pelo congelamento do rio Tagliamento. Com destaque para um castelo que se transformou em santuário, a cidade é rica em história medieval e arquitetura religiosa. Na época do Natal, pode-se admirar o presépio ao ar livre mais famoso da região, o de Ara.

Torriana (Emília Romana) - A fortaleza do castelo da cidade lhe rendeu o apelido de "Desolada", devido à imponência da rocha em que se ergue e pela vista encantadora para o mar, que fez a cidade tornar-se conhecida como "a varanda da Romana". Possui um extenso patrimônio malatestiano, entre castelos, torres e telas preciosas e está em território tutelado como área de proteção da fauna. Em julho, a região celebra o festival enogastronômico "La Colina dei Piaceri".

San Miniato (Toscana) - Localizado na província de Pisa, é famoso por suas trufas brancas, que são homenageadas todos os anos, em novembro, com uma mostra-mercado. Em 1954, a maior trufa do mundo, com 2.520 quilos, foi encontrada na cidade. Na rocha do imperador Federico II, ficou preso o jurista Pier delle Vigne, em episódio citado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e seu domo do século XIII é famoso pela decoração "astronômica".

Campello Sul Clitunno (Úmbria) - A alguns quilômetros de Spoleto, está próxima das célebres fontes de Clitunno, sagradas para os antigos romanos, e às margens de um pequeno lago cristalino, onde vivem pássaros e plantas. É notável também o castelo de muros ainda intactos no centro histórico, assim como a igreja de San Donato, com seu altar de madeira e o complexo monástico dos Barnabiti. (ANSA)

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório