Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Oito dicas para fazer a decoração de Natal com economia e segurança

Engenheiro orienta para a instalação de uma decoração mais segura

Oito dicas para fazer a decoração de Natal com economia e segurança
Notícias ao Minuto Brasil

05:00 - 18/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Então é Natal

Hora de preparar os ambientes para a chegada do Natal. E, em meio às decorações típicas de final de ano, a iluminação faz toda a diferença. Não somente pela beleza que agrega aos lugares, mas também pela energia que pode consumir e representar na conta logo no início do ano novo. Para certificar-se de que LED é a melhor opção tanto em consumo como em segurança, o engenheiro da Instrutherm, Cristiano Mollica, aponta alguns instrumentos que auxiliam na hora de instalar as luzes, garantindo essas vantagens.

A primeira dica do especialista é: “antes de ligar as lâmpadas de LED, verifique se existe tensão de alimentação na tomada e qual é essa tensão. Isso porque há muitos kits de enfeites natalinos que são 110V ou 220V”, explica Cristiano Mollica. E para realizar este teste é muito simples, basta ter em mãos um multímetro (MD-390 ou MD-340) configurado na escala de tensão alternada ou um detector de tensão (modelos TV-600 ou TV-300). “Aliás, estes são equipamentos portáteis e simples que devem constar em toda maleta de ferramentas”, ressalta.

O especialista da Instrutherm também lembra para comprovar se as lâmpadas de LED estão mesmo com consumo menor, ou seja, até 7 vezes menos do que as antigas incandescentes. Isso pode ser comprovado também com um multímetro (MD-390 ou MD-340), um modelo que tenha a função de leituras em corrente alternada. Outro aparelho indicado é o alicate amperímetro (VA-340) para fuga de corrente, que realiza medição de corrente a partir de 1 mA por meio da garra, sem necessidade de romper o circuito.

Uma grande vantagem do enfeite de LED é o baixo aquecimento, que proporciona maior segurança às pessoas, ao contrário da lâmpada convencional incandescente que pode chegar a até 100 graus Celsius e, juntamente com enfeites de papel, algodão ou plástico, pode resultar em incêndio. Para verificar o baixo índice de calor, Mollica explica que há um tipo de termômetro infravermelho capaz de medir o aquecimento (modelo TI-550).

+ Novo rótulo deverá dizer se cerveja contém milho ou arroz

Além das sugestões específicas sobre lâmpadas de LED, o engenheiro da Instrutherm elenca alguns cuidados fundamentais para evitar acidentes com eletricidade durante as festas de final de ano. São:

• no ato da compra das iluminações de Natal, sempre observar se o produto possui o selo de certificação do INMETRO, impresso no cabeamento ou nas conexões dos enfeites. Se possível, testar o funcionamento dos produtos na própria loja com o vendedor;

• fios desencapados nunca devem ser instalados, eles podem provocar curto-circuito e incêndio;

• em uma única tomada, evitar mais de uma ligação, pois o acúmulo de instalações gera aquecimento do condutor e isso pode ocasionar curto-circuito e incêndio;

• nunca deixar enfeites de algodão, plástico ou papel próximos às lâmpadas, eles podem aquecer e provocar incêndio;

• para prevenir acidentes pessoais e elétricos, evite colocar longas extensões de fios em locais onde as pessoas circulam;

• manter as luzes desligadas ao sair de casa ou na hora de dormir, não somente para evitar incêndios, mas também para não desperdiçar energia;

• caso utilize enfeites de Natal guardados por muito tempo, inspecione antes de utilizá-los;

• dar preferências aos produtos com tomadas que possuem o terceiro condutor, central, que é o condutor de terra e previne choques elétricos e danos às instalações em casos de intempéries.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório