Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Confira o uso correto de 5 óleos vegetais

Descubra qual o melhor óleo para cada momento

Confira o uso correto de 5 óleos vegetais
Notícias ao Minuto Brasil

06:38 - 05/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle INGREDIENTES

São várias as opções de óleos disponíveis no mercado. Óleo de coco, azeite, de abacate, de semente de uva, de canola, de girassol, de amendoim, de gergelim... qual a melhor opção para cada momento? 

+ Beber vinagre pela manhã é bom para a saúde? Saiba mais

Para escolher o ideal, é essencial conhecer suas aplicações nutricionais e de sabor. O site Consumer Reports explica que “é a composição dos diferentes tipos de gordura que fazem de cada óleo monoinsaturado, poliinsaturado ou saturado. É isto que importa e que varia drasticamente de óleo para óleo”.

As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas estão associadas a baixo risco de obesidade, problemas cardiovasculares ou enfartes. São as chamadas ‘gorduras boas’, e podem ser encontradas em nozes, sementes e óleos de plantas.

Já as gorduras saturadas, como a manteiga ou o óleo de coco (aquelas que endurecem com o frio), não devem ser usadas indiscriminadamente. Seu uso vai depender das quantidades e tipo de processo na cozinha.

Quando a cocção atinge elevados níveis de temperatura, deve-se preferir um óleo que ‘queime’ somente quando atingir temperaturas elevadas, como o óleo de coco, que não perde as suas propriedades quando exposto ao calor, como acontece com o azeite, por exemplo. Já para pratos mais neutros ou para temperar alimentos, o ideal é optar por óleos com sabor mais forte. Confira as cinco opções mais comuns e suas aplicações:

Óleo de abacate: Tem ponto de queima elevado, contudo não deve ser usado para fritar. É uma boa alternativa ao azeite, para quem não gosta do seu sabor.

Óleo de Canola: Tem um sabor bem neutro, que não interfere com o sabor dos demais ingredientes, mesmo o de peixes mais delicados. Este óleo é indicado para cozeduras de calor médio.

Azeite: proveniente da azeitona, é um dos mais indicados para temperar saladas e outros pratos frios. Também em pratos quentes, como massa ou pratos de feijão, o azeite pode ser usado após todo o processo de cocção, para um toque final de sabor.

Óleo de cártamo: Mais uma boa opção para pratos que devem ser feitos em temperaturas elevadas, este óleo proveniente de plantas serve também para fritura.

Óleo de coco: É indicado quando se cozinha em altas temperaturas, contudo, por ser uma opção muito gorda, deve ser usado com moderação.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório