Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 coisas que todo hipertenso deve saber

Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, é uma das consequências

10 coisas que todo hipertenso deve saber
Notícias ao Minuto Brasil

15:03 - 05/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

A hipertensão é uma doença silenciosa, assintomática e, se não tratada, pode gerar pode gerar outras graves doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral.

+ Consumir alimentos orgânicos reduz risco de câncer, aponta estudo

Abaixo, o médico clínico dr. Marcelo Caldeira do Centro de Infusões e Terapias – unidade do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro explica o que todo o brasileiro (hipertenso ou não) deve saber da doença (seus sintomas, tratamentos, entre outros).

1. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica de origem multifatorial, isto é, tem múltiplas origens determinantes, tais como, estilo de vida sedentário, consumo excessivo de álcool, predisposição familiar, sexo e etnia, entre outras.

2. Caracteriza-se clinicamente por uma elevação sustentada dos níveis de pressão arterial igual ou acima de 140 e/ou 90 mmHg.

3. Em geral, é assintomática em seu início e causa, ao longo do tempo, danos severos nas paredes dos vasos sanguíneos de todos os calibres, comprometendo de gravemente a circulação.

4. As lesões nos chamados órgãos alvo (coração, vasos sanguíneos, rim e cérebro) evoluem, frequentemente, produzindo sintomas exuberantes de comprometimentos destes órgãos quando já em estado avançado e grave. Assim, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, e Insuficiência Renal (IR) são causados pela destruição das artérias decorrente da hipertensão arterial inadequadamente controlada.

5. A HAS contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.

6. Diferentemente da crença de popular, sintomas como dor de cabeça e tonturas não representam necessariamente pressão elevada.

7. Atinge cerca de 32,5 % do total da população brasileira (36 milhões de pessoas), sendo 60% dos portadores os idosos.

8. Os principais fatores de risco são:

Idade – está associada diretamente ao envelhecimento, porém não poupa indivíduos mais jovens;

Sexo (acomete mais homens que mulheres) e etnia (mais frequente entre os afrodescendentes);

Excesso de peso e obesidade;

Ingestão de sal (consumo recomendado 2g/dia);

Ingestão de álcool;

Sedentarismo;

Genética;

9. Manter uma rotina regular de exercícios físicos, a redução do peso corporal, uma dieta equilibrada – com reduzida ingestão de sal –, diminuir o consumo de álcool e realizar atividades de lazer para aliviar o estresse emocional, além de cessar tabagismo, são fundamentais como medidas não farmacológicas de tratamento e a prevenção da HAS.

10. Pacientes hipertensos requerem tratamento com abordagens não farmacológicas e medicamentos específicos, uma vez que apresentam frequentemente outras doenças associadas, como o diabetes e dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídios elevados) e, por isso, precisam de cuidados médicos personalizados.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório