Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

85% dos viajantes acreditam que internet dos filhos deve ser controlada

Pesquisa feita pelo AlugueTemporada mostra vantagens e desvantagens de acesso à rede durante a estadia

85% dos viajantes acreditam que internet dos filhos deve ser controlada
Notícias ao Minuto Brasil

20:10 - 05/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle TEMPO PARA BRINCAR

Brincar de jogos online, assistir a vídeos, conversar com os amigos... o acesso à internet é considerado imprescindível para muitas crianças. Mas quando o uso acontece durante as viagens, nem todos os pais aprovam. Segundo uma pesquisa realizada pelo site de aluguel de imóveis por temporada AlugueTemporada, marca brasileira da HomeAway, 85% dos viajantes acreditam que a internet dos filhos deve ser controlada durantes as viagens para que eles não fiquem o tempo todo conectados.

+ Horário de verão causa alterações orgânicas em animais de estimação

O levantamento, que ouviu mais de 2.250 pessoas, foi conduzido pelo pediatra Daniel Becker e pela psicopedagoga Maria Helena Bartholo. Para Becker, a dosagem da internet permite a possibilidade de maior aproximação entre os familiares: “A internet é um instrumento que agrega e desagrega. Se você não souber equilibrar, abre margem para a sensação de que nem todos estão aproveitando o passeio. E a ideia de uma viagem em família é a união”, afirmou Daniel Becker.

A pesquisa apresenta, ainda, outros dados sobre o impacto da internet quando o assunto é viagem em família. Em caso de estadias em casas alugadas por temporada, 61% dos participantes concordaram que a internet é um item indispensável. 66% também declararam que usam a ferramenta para buscar serviços e atrações para a própria viagem e 61% que acessam a rede para postar fotos e informações em redes sociais.

Para os especialistas, o uso excessivo da rede não é um problema que se restringe apenas aos mais jovens: “O telefone é o novo membro da família. Durante as viagens, é comum um dos pais ficar trabalhando, enquanto o outro passa horas nas redes sociais. As interferências destes novos meios de comunicação são bastante significativas”, ressaltou a psicopedagoga Maria Helena Bartholo.

A pesquisa mostra que embora os pais reconheçam os malefícios do uso excessivo da internet, nem sempre eles conseguem se manter off-line ou abrir mão de seus benefícios durante as viagens. “O wi-fi e o ar condicionado são dois requisitos básicos para a viagem, né? Eu busco privilegiar a família, mas de noite acesso os e-mails para saber o que está acontecendo no escritório”, disse um dos viajantes. Há também quem tente cortar o mal pela raiz: “Eu acabei bloqueando o sinal da internet para a gente ficar junto. Se não, você fica grudado ali na tela”, disse outro participante da pesquisa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório