Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 atitudes para manter a saúde dos fios no verão

É possível manter a saúde capilar, do couro cabeludo e dos fios, com atitudes simples

4 atitudes para manter a saúde dos fios no verão
Notícias ao Minuto Brasil

08:04 - 06/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cabelo

Com a alta das temperaturas na primavera e verão, os cabelos também são bastante danificados. “Isso acontece porque, hoje em dia, a grande maioria das mulheres e homens também se submete a muitos processos químicos como escovas progressivas, balaiagem, mudança da coloração do cabelo, o que já traz um dano primário da estrutura capilar. Todas as vezes que esse cabelo, que já tem um dano estrutural ou mesmo o cabelo virgem, é submetido à exposição do mar, por conta do sal e iodo, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, há um dano à estrutura da cutícula, à ceramida desse fio, há uma alteração na quantidade de proteínas presentes nessa haste, muda a coloração presente nesse cabelo, e há um processo de desproteinização do fio, que sofre com a miniaturização e com isso há as fraturas e microfraturas da haste capilar”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

+ Top plus size Tara Lynn mostra prévia de ensaio sensual na praia; fotos

Além disso, segundo a médica, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente para quem tem os cabelos muito finos e muitas vezes se esquece de usar o chapéu ou boné, ou divide o cabelo da risca do meio à lateral e esquece de passar o protetor solar em spray. “Isso pode causar queimadura no couro cabeludo. Além disso, podemos também ter o quadro das dermatites do couro cabeludo, causadas pelo abafamento, pelo próprio calor, pela própria hipersudorese, de ficar muito tempo nos horários ruins expostos à radiação, então para quem já tem tendência a uma dermatite seborreica, a um quadro de hipersensibilidade cutânea, o couro acaba sendo pele com fios e quando não está devidamente protegido sofre, sim, por conta dessa hiperexposição”, diz a Dra. Claudia Marçal.

Com isso, há uma alteração da boa qualidade desse couro cabeludo, um processo inflamatório local, que também vai levar à formação de radicais livres e piora ou um fator de gatilho para uma queda presente durante um período de muita exposição ao sol sem a proteção adequada.

Para evitar os danos do cabelo, a melhorar opção é sempre protegê-lo. A dermatologista explica abaixo algumas ações simples que podem garantir a qualidade dos fios:

USE BONÉ OU CHAPÉU

Em exposição solar direta, é orientado o uso de boné ou chapéu de abas largas, com posição de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção tanto no chapéu quanto no boné. “Assim que voltar do mar ou piscina, passar a água dessalinizada, ou sem o cloro, tomar uma chuveirada e se não houver essa possibilidade, fazer a utilização das brumas em spray ou da água termal”, afirma.

PROTEJA OS FIOS

Assim como a pele, os fios também precisam de fotoproteção, então use produtos que garantam essa proteção contra os raios UV, desde óleos a leave-ins. “O que eu mais indico para proteção desses fios quando você vai à exposição solar são os óleos que acabam formando um filme no cabelo, de emoliência e de resistência, que protegem como se fosse uma capa de lipídeos, e temos vários óleos interessantes. Então, sempre usar séruns oleosos para fazer a fotoproteção e se esses produtos já tiverem fator de proteção solar, melhor ainda”, diz a médica. Ativos como Liponutrium Hair, Bioex Capilar e Amisol Trio podem ser usados como forma de proteção e alta hidratação dos fios. No couro cabeludo, nas pessoas que têm poucos cabelos ou nas áreas rarefeitas, a dermatologista orienta a aplicação obrigatória dos filtros solares que podem ser em spray ou nas formas de loções fluídas – sempre os filtros solares para rosto e couro cabeludo de preferência acima de 50, e com a mesma indicação: reaplicados a cada uma hora e meia, duas horas, e aplicados antes de ir para exposição solar.

LIMPE E HIDRATE

Como nesse período o cabelo tende a ficar mais oleoso e suado, as lavagens são indicadas para manter a saúde do couro cabeludo. O Shampoo pode ser antiresíduos ou contar com Defenscalp, caso o paciente já sofra com caspa, segundo a médica. A hidratação capilar com máscaras de hidratação poderosas torna os fios mais resistentes aos danos normais do período. “Alguns anti-agings capilares como Hydra.Sil que traz o silício orgânico podem ser usados, pois são importantes para manter e proteger a hidratação capilar interna; AMDM é outro ativo muito importante ao promover o aumento da oxigenação celular e da produção de energia nas células, o que melhora o fluxo de nutrientes e ajuda a proteger o cabelo. Já o Bio.Acetum Balsâmico reequilibra o pH dos fios, sela as cutículas promovendo brilho e confere hidratação intensa”, afirma. As máscaras podem ser usadas uma vez por semana.

FORTALEÇA O FIO DE DENTRO PARA FORA

Além disso, os complexos orais com Exsynutriment, FC Oral, Bio-Arct e Glycoxil colaboram e muito para que haja uma ação antioxidante efetiva de proteção contra esses danos solares. “Esses ativos agem de dentro para fora e o dermatologista pode ser consultado para ajudar nesse processo de preparação para quem vai à exposição solar direta e de reestruturação dos fios, quando esses danos já estão instalados”, diz a médica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório