Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

2 sintomas da depressão que muitas vezes são ignorados

Sinais de alerta menos óbvios, a raiva e a irritabilidade costumam ser manifestadas com mais frequência nos homens

2 sintomas da depressão que muitas vezes são ignorados
Notícias ao Minuto Brasil

06:49 - 14/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

A depressão é um problema de saúde que afeta 350 milhões de pessoas no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e costuma ser associada a apatia, falta de disposição, cansaço e tristeza. Geralmente, são estas as ‘pistas’ que levam as pessoas a procurar ajuda profissional.

Todavia, sentimentos como raiva e irritabilidade também podem denunciar a condição, afirma o psicanalista Sérgio Máscoli, em declarações à BBC News, clínico no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, no Brasil.

"A psicanalista Joyce McDougall, no livro ‘Em Busca de uma Certa Anormalidade’, considera que muitas pessoas que têm problemas psicossomáticos podem apresentar raiva e inquietude como sintomas que afetam o humor. E humor afetado implica em saúde biopsíquica afetada”, aponta o médico.

A especialista enfatiza que cada pessoa vivencia a doença de forma distinta. "Como a depressão interfere de forma negativa na vida da pessoa, a raiva e a irritabilidade podem ter variações de negatividade na sua vida. Dessa forma, seja uma intensidade 'leve', 'moderada' ou 'grave', é necessária uma intervenção psicanalítica para evitar danos mais nocivos". 

Máscoli afirma que alguém com raiva ou irritado devido a uma depressão pode descontar esse desconforto nas pessoas próximas, como o parceiro, por exemplo, e apresentando disfunções sexuais.

Sinais de alerta menos óbvios, a raiva e a irritabilidade costumam ser manifestadas com mais frequência nos homens. Estes muitas vezes nem sequer reconhecem a existência da depressão, seja por medo de serem julgados ou por acreditar que as suas emoções sejam apenas consequências naturais do stress ou cansaço.

"Desde tempos imemoráveis, quando o homem e o seu corpo eram um ‘instrumento de guerra’, não expressar dor ou emoções era considerado um valor: era privilegiado ser forte, corajoso e valente. Neste caso, raiva e irritação eram combustíveis úteis para que o sujeito não temesse a dor e o sofrimento. Assim, estes sinais foram assimilados pela cultura como qualidades masculinas. Os homens sensíveis eram desprezados e estigmatizados, pois eram fracos e não podiam proteger o outro", explica Máscoli.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório