Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

4 desafios do líder da área de tecnologia da informação

Algumas competências e habilidades podem ser desenvolvidas em um bom líder

4 desafios do líder da área de tecnologia da informação
Notícias ao Minuto Brasil

09:44 - 15/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle TI

O bom líder de hoje – especialmente em uma área conectada com novas tendências, como a de Tecnologia – é aquele capaz de elevar seu time a um patamar de superação, de alta performance. Para isso, precisa estar conectado às novidades do mercado, não apenas àquelas relacionadas a sua área de atuação, mas também às de gestão de pessoas.

+ 6 passos para crescer profissionalmente e se tornar líder em 2019

É preciso, sobretudo, entender que inspirar pessoas não se resume à admiração que possa existir entre colaborador e líder. Demanda o conhecimento de técnicas, ferramentas e ações para gerar engajamento. Algumas competências e habilidades, no entanto, podem ser desenvolvidas em um bom líder. Abaixo listo algumas delas.

Visão global do negócio

Um dos fatores fundamentais para engajar colaboradores é conduzi-los à total compreensão da importância e do impacto que seu trabalho tem na companhia. Por isso, um bom líder deve conhecer o negócio como um todo, pois só assim será capaz de estimular a equipe, mostrando como cada tarefa tem uma real importância no todo.

Visão estratégica

Esse atributo está diretamente relacionado à visão global do negócio. Estar conectado aos objetivos da empresa permite maior assertividade nas tomadas de decisão e uma maior clareza na condução da equipe.

Saber ouvir

Desenvolver uma capacidade de escuta ativa é extremamente importante para que um líder tenha condições de se conectar com as demandas do time. Isso significa conhecer o perfil e as características de cada membro e, a partir disso, descobrir a melhor forma de oferecer suporte e motivação ao time.

Saber engajar

No dia a dia, administrar conflitos, conceder feedbacks constantes, promover a integração, o estimulo para o desenvolvimento pessoal de cada integrante e, claro, a capacidade de oferecer as melhores ferramentas de trabalho possíveis também é importante.

Ser um líder de sucesso em uma área movida a inovação como Tecnologia, significa, sem dúvida, um desafio gigantesco. O mais importante, porém, é ter sempre em mente que, independente da tecnologia do momento e do alcance ilimitado, proporcionado pela era digital, ainda estaremos lidando com pessoas. Colocá-las como uma prioridade e em destaque durante todo o processo é essencial para encontrar a melhor forma para se alcançar a alta performance e o sucesso, tanto dos profissionais, quanto da empresa.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório