Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sente dores na gestação? Fisioterapeuta indica práticas

Essas dores podem surgir a qualquer momento, mas são ainda mais comuns conforme o aumento do peso

Sente dores na gestação? Fisioterapeuta indica práticas
Notícias ao Minuto Brasil

10:01 - 23/11/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SAÚDE MATERNA

A gravidez é um período de grande importância na vida de qualquer mulher, mas também pode ser marcado por desconfortos e fortes dores no corpo, impossibilitando a gestante de realizar tarefas simples do dia a dia. A fisioterapeuta Patricia Prieto, do Espaço Pathricia Prieto, em São Paulo, afirma que esses incômodos são imprevisíveis, mas que podem ser reduzidos com alguns cuidados.

+ 6 atitudes para engravidar com saúde em 2019

“Essas dores podem surgir a qualquer momento, mas são ainda mais comuns conforme o aumento do peso. O indicado é que, na hora de dormir, essa gestante se deite de lado e coloque um travesseiro entre as pernas”, explica. Exercícios de respiração e alongamento da cadeira posterior também são grandes aliados no combate a esses desconfortos.

Segundo a fisioterapeuta, procedimentos de fisioterapia e bem estar são opções bastante eficazes na melhora da qualidade de vida da mulher grávida. “Alguns medicamentos são contraindicados para gestantes, o que nos leva a tratamentos não medicamentosos, como a RPG, a acupuntura, as massagens e a fisioterapia, que a longo prazo evita problemas mais graves”, afirma a profissional.

Hoje bastante utilizada para a redução de dores, a acupuntura também é utilizada para tratar questões relacionadas ao estresse e à ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono. A drenagem linfática, ao contrário do que se pensa, não serve apenas para tratamentos estéticos, pois reduz os inchaços do corpo e age contra a retenção de líquido.

Apesar da eficácia desses procedimentos, Patricia explica que os hábitos da mulher são decisivos para o seu bem-estar durante a gravidez. “É importante evitar o uso de saltos altos, pois eles mudam o eixo do corpo, aumentando a carga sob a coluna. Além disso, fatores como alimentação e qualidade do sono fazem total diferença durante a gestação”, finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório