Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Disposição para o fim do ano: veja o que ajuda o corpo a reter energia

Isso tudo sem interferir na qualidade da saúde

Disposição para o fim do ano: veja o que ajuda o corpo a reter energia
Notícias ao Minuto Brasil

05:47 - 03/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle antes da virada

Para dar conta de toda as finalizações de projetos, planos antes da virada do ano e ainda conseguir aproveitar as festas ao lado dos amigos e familiares, é possível incluir na dieta produtos que ajudam o corpo a reter energia e permanecer em atividade, sem interferir na qualidade da saúde. Confira algumas opções para um fim de ano com muito mais disposição.

Vitaminas do complexo B

Suplementos alimentares à base de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B3, B5 e B6, e são essenciais para diversas funções metabólicas do nosso corpo, contribuindo para a produção de energia. "Sobretudo para aqueles que praticam atividade física regularmente, as vitaminas do complexo B são fundamentais para a recuperação da massa magra e produção de glóbulos vermelhos, células de defesa e melhoram o fluxo sanguíneo, facilitando a chegada de nutrientes ao músculo", recomendou a farmacêutica Camila Oliveira. Seguindo orientações de profissionais da saúde quanto à dose adequada, recomenda-se a ingestão do complexo B junto a alguma refeição grande — café da manhã, almoço ou jantar — ao longo do dia, para que as vitaminas sejam melhor assimiladas pelo organismo.

Ômega-3

O Ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada responsável pela elaboração da camada lipídica em torno da célula, contribuindo para que as funções celulares ocorram corretamente. "Dessa forma, além de atuar no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, o ômega-3 melhora a disposição e pode ser encontrado em cápsulas", disse a farmacêutica. A dose diária recomendada da substância varia de acordo com a idade, por isso, é importante consultar um profissional da saúde antes de iniciar a ingestão do produto.

+ Portugal é eleito o 'Melhor Destino do Mundo' pela segunda vez

Bebidas energéticas

As bebidas energéticas contêm substâncias que ajudam as pessoas a permanecerem mais alertas. Além disso, a taurina, um dos aminoácidos presentes na composição do produto, contribui com a diminuição do cansaço muscular. "A bebida deve ser consumida com moderação e levando em consideração outros alimentos que foram ingeridos ao longo do dia e que também carregam cafeína em sua formulação como, por exemplo, refrigerantes tipo cola, chás e chocolate", alertou Camila.

Guaraná em pó

O pó de guaraná também pode ser encontrado em cápsulas e funciona como mais uma alternativa para manter o foco e a energia. Com propriedades estimulantes, o guaraná também é rico em cafeína. A junção dessa substância com as propriedades nutricionais do fruto, tem grande ação no sistema nervoso central, contribuindo para um maior estado de alerta, resistência ao cansaço e, consequentemente, maior atividade intelectual. O produto também é bastante recomendado aos atletas, por retardar o início da fadiga, mas, assim como os demais, deve ser consumido seguindo orientações médicas.

Sachê de mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, que pode aumentar a disposição e combater o cansaço. Além disso, é fonte de vitamina C, que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B. O produto possui ainda minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio, benéficos à saúde. Apesar de apresentar propriedades que contribuem para o bom funcionamento do organismo, o mel também deve ser consumido com moderação. Doses diárias recomendadas podem variar de uma colher de chá (cerca de 10 gramas) a uma colher de sopa (aproximadamente 25 gramas).

Água de coco

É considerada um energético natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. "Além de melhorar a disposição, água de coco é uma ótima fonte de hidratação para o verão", finalizou a farmacêutica.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório