Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vai prestar vestibular? Dormir bem ajuda no desempenho das provas

Ficar acordado para estudar pode ter efeito contrário e prejudicar os candidatos na hora da avaliação

Vai prestar vestibular? Dormir bem ajuda no desempenho das provas
Notícias ao Minuto Brasil

07:33 - 06/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Educação

A época de vestibular chegou e a tendência é que muitos candidatos deixem de dormir ou reduzam seu tempo de sono para estudar mais. No entanto, essa atitude pode ter efeito contrário ao esperado, uma vez que a privação do sono pode prejudicar o processo de aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na prova.

Um estudo, realizado pela Universidade de Zurique, aponta que a má qualidade do descanso interfere no relaxamento dos neurônios, impedindo que o cérebro guarde memórias recentes. Já quem dorme mais tempo ou apresenta um sono de melhor qualidade pode atingir um resultado quase três vezes melhor no aprendizado do que quem dorme menos.

+ Estes são os nove tipos de câncer mais comuns nas crianças

Segundo a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, o sono regula funções importantes do organismo e tem um papel essencial na manutenção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. “Ao contrário do que muitos imaginam o cérebro não descansa enquanto dormimos. É durante o sono que consolidamos o que aprendemos durante o dia e retemos na memória”, ressalta.

Além de prejudicar os estudos, a privação do sono ainda pode provocar cansaço, irritação, falhas de memória, dificuldade de raciocínio e concentração e alteração de humor. “Por isso, é importante que os estudantes tenham uma rotina disciplinada de descanso regular e sigam algumas dicas simples. Se atentar à postura, usar um travesseiro que ofereça conforto e sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna, manter o ambiente arejado e o mais silencioso e escuro possível e seguir uma alimentação leve e saudável, podem ajudar muito”, orienta Renata.

Com o corpo confortável e relaxado, a pessoa poderá obter um sono mais rápido e mais profundo e isso tende a intensificar o processo de aprendizagem”, finaliza a consultora da Duoflex.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório