Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Especialista alerta para aumento de casos de miopia entre crianças

Oftalmologista esclarece que uso excessivo de smartphones e computadores podem ser prejudiciais para os olhos

Especialista alerta para aumento de casos de miopia entre crianças
Notícias ao Minuto Brasil

06:59 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle visão curta

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou recentemente um alerta sobre o crescimento de casos de miopia no mundo. Hoje, 20% da população tem a doença, mas o número pode atingir 50% até 2050. Conhecida como visão curta, a miopia é uma desordem ocular que afeta a capacidade das pessoas verem objetos distantes e pode ser considerada benigna, já que é possível corrigir a visão com óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa. Alguns especialistas têm alertado para os cuidados com a visão, especialmente em crianças e jovens.

De acordo com o oftalmologista Luiz Carlos Molinari, a quantidade do tempo gasto olhando as telas de smartphones e tablets também pode estar associada com o risco de miopia. “Crianças que jogam nos celulares por mais de quatro horas por semana têm sido afetadas por miopia mais de oito vezes em relação àqueles que não usam por tanto tempo”, afirma.

Por isso, a recomendação é que as crianças façam ao nascer o teste do olhinho, se possível ainda na maternidade ou no primeiro mês; no primeiro ano de vida e aos quatro anos. A partir daí, na idade escolar, devem fazer um exame oftalmológico anual, pois este é o período em que a miopia geralmente começa a se desenvolver.

+ Especialista explica como manter o bronzeado de forma segura

“Os pais ou professores podem perceber que há um problema com a visão da criança se elas não puderem ver claramente os objetos, como texto em uma placa, na sala de aula ou na televisão à distância. As crianças podem se posicionar mais perto de TVs, computadores e quadros brancos da sala de aula e apertar os olhos para enxergar com mais clareza. Se a criança reclamar de problemas de visão ou se os pais ou o professor perceberem esses comportamentos, deve ser realizado um teste de visão”, afirma.

Outro assunto abordado pelo especialista é sobre crianças que ficam muito tempo dentro de casa. De acordo com ele, aquelas que ficam menos tempo em ambientes externos são pouco expostas à luz natural do sol e não desenvolvem a capacidade de focar objetos distantes. “É importante estar em contato com a iluminação natural, que saiam para brincar em ambientes externos, pois a presença da luz natural estimula a dopamina, substância que se encontra nas células da retina, funcionando como um fator que reduz a progressão da miopia”, relata o oftalmologista.

Outra queixa muito comum nos consultórios por conta do uso constante de computadores tem sido a vista cansada. “Queixas como sensação de vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens e lacrimejamento são as mais comuns em adultos que procuram o atendimento oftalmológico”, afirma Molinari. Nestes casos, como alerta o especialista, o ideal é procurar um oftalmologista para avaliar a gravidade de cada caso.

Veja algumas dicas para as pessoas que usam computadores por longas horas:

• Tenha o hábito de piscar os olhos com frequência, pois o movimento ajuda na lubrificação das córneas;

• A cada 20 minutos faça paradas;

• Evite exposições prolongadas na frente do computador, smartphones e televisão;

• Se sentir sintomas como dores de cabeça, coceira nos olhos e dificuldade de focalizar imagens, procure um oftalmologista;

• Evite usar colírios sem prescrição médica;

• Oriente as crianças para manter uma certa distância da tela do celular, tablets e computador.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório