Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja receitas de entrada, prato principal e sobremesa para o Natal

Sugestões são saudáveis e fáceis de fazer

Veja receitas de entrada, prato principal e sobremesa para o Natal
Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 08/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle noite leve

Natal é sinônimo de encontro em família. E também de muita comida e bebida na mesa, normais nessa época do ano.

Mas para quem não quer abusar na hora da ceia e tem em mente a intenção de fazer uma ceia mais leve, a nutricionista Maria Fernanda Kawabata elaborou dicas de receitas saudáveis que irão agradar a todos. Há opções para entrada, prato principal e sobremesa, fáceis de serem preparadas.

“O cardápio foi pensando para quem gosta de uma alimentação mais equilibrada e leve e também para quem não quer ou não pode consumir os pratos tradicionais de carnes como peru, pernil, tender e frangos. Além de sair um pouco da rotina, é possível comer pratos deliciosos e criativos que vão encantar toda a família”, afirma a nutricionista.

+ Especialista alerta para aumento de casos de miopia entre crianças

Veja as sugestões abaixo e surpreenda os convidados:

Entradas

- Espetinho caprese (muçarela de búfala, tomate cereja e manjericão)

É possível fazer o espetinho “cru” como salada ou com o tomate em conserva. Basta colocar no espeto o tomate cereja ou grape, um nozinho de mussarela de búfala pequeno e uma folha de manjericão. Regar com azeite de oliva ou outro tempero (vinagre balsâmico, pimenta do reino, gergelim, orégano).

Outra opção é cortar as duas pontas do tomate (em x) e cozinhar por dois minutos para retirar as cascas com facilidade. Logo que retirar a pele, levar os tomates para água gelada e parar o cozimento. Temperar com alho, azeite, pimenta do reino e sal e montar do espeto da mesma maneira.

- Palitinhos de cenoura e pepino

Cortar a cenoura crua e o pepino cru em palitos e temperar. É possível cozinhar um pouco no forno e servir em uma consistência mais macia. Para acompanhar oito opções de molho. shoyo, azeite e alho desidratado; azeite, sal e vinagre balsâmico; limão, alho e sal; óleo de gergelim e sal; maionese de alho; ricota temperada; molho rosé; molho tártaro; molho de iogurte.

- Enroladinho de abobrinha com ricota

Cortar as abobrinhas em fatias finas, passar a ricota temperada e enrolar. Não precisa de palito para fechar, mas pode ser colocado. A abobrinha pode ser crua, que fica mais crocante. Também pode ser grelhada um pouco em frigideira ou chapa para ganhar maciez. Para decorar o enroladinho pode ser usada pimenta biquinho.

A ricota pode ser temperada de várias formas: cebola, alho, sal, azeite, salsinha; cebolinha, azeite, sal, pimenta do reino e tomate picado; alho desidratado, sal e manjericão.

Pratos principais

- Salada de grão de bico com nozes e passas / salada de grão de bico colorida

Opção1: Colocar o grão de bico já cozido com nozes picadas e passas. Temperar com alho, cebola picada, azeite, sal, pimenta do reino e limão.

Opção2: Grão de bico já cozido com tomate picado, ervilhas frescas, batata picada cozida, cenoura picada cozida, cebola, alho, pimenta do reino, limão, cebolinha e sal.

- Salada de quinoa vegetariana

Quinoa refogada no alho e na cebola e cozido em água por cerca de 10 minutos. Deixar esfriar e acrescentar tomate picado, pimentão verde picado, cebola crua picada, cheiro verde, sal, azeite de oliva e limão. O pimentão pode ser colocado cozido também ao invés de cru. Outra opção é colocar brócolis picado.

- Ovos recheados

Cozinhar os ovos e esperar esfriar. Cortar os ovos ao meio, retirar as gemas e colocar em um recipiente para temperar (azeite, sal e cebola) ou incrementar com tomate, pimenta, pepino. Mexer bem até ficar com consistência de maionese. Preencher os ovos com o creme e servir.

- Farofa de legumes

Dourar alho e cebola em azeite e acrescentar pimentão vermelho, abobrinha, cenoura e azeitona picados. Refogar mais um pouco e temperar com sal e pimenta a gosto. Por fim, misturar a farinha de milho aos poucos de modo que fique uma farofa úmida. Desligar o fogo e finalizar com pedaços de ovos cozidos.

- Cuscuz vegetariano

Refogar alho e cebola em azeite e acrescentar cenoura e vagem por cerca de 3 minutos. Colocar tomate, ervilhas, palmito, azeitona e milho e deixar por mais cerca de 3 minutos. Acrescentar água e molho de tomate e deixar ferver. Temperar com cheiro-verde, tempero de legumes desidratados e adicionar farinha de milho aos poucos até engrossar e a mistura soltar do fundo da panela.

Decorar uma forma com furo no meio e untada com palmito, azeitona, ervilhas, tomate cereja e ovos. Espalhar metade da massa sobre a decoração e apertar bem deixando uma “espaço” no meio. Rechear com queijos misturados e preencher com o resto da massa. Levar ao forno médio e pré-aquecido por cerca de 5 minutos. Retirar, desinformar e servir.

- Quiche de espinafre ou de legumes

É possível fazer uma quiche com a massa tradicional (farinha de trigo, manteiga, sal, ovo, azeite e água) ou com uma massa mais leve.

Para fazer a quiche basta misturar espinafre picado e cozido, queijo parmesão ralado light, ovos, cebola, sal, pimenta do reino e pimentão (a gosto) e colocar em uma forma untada para assar por cerca de 25 minutos ou até dourar.

Também é possível escolher outros recheios, misturando diversos legumes, creme de leite e ovos. São opções de recheio: brócolis, cenoura, ervilhas, queijo e milho; tomate cereja, rúcula e queijo; abobrinha, alho poró e azeitonas.

- Spaghett de pupunha com cogumelos

O palmito de pupunha em conserva só precisa ferver por pouco tempo em água quente, ou cozinhar a pupunha já em fios. Para fazer o molho, basta refogar os cogumelos já picados em fatias (shitake, shineji e paris) na cebola e no azeite, juntamente com tomates picados em cubos pequenos. Temperar com alho, sal e pimenta do reino. Depois de pronto pode ser finalizado com castanhas picadas e cebolinha. Fica incrível !

- Lasanha de berinjela

Laminar a berinjela com casca e reservar. Fazer um molho com alho e cebola refogados com tomate picado (pode colocar pimentão ou ervilhas) e temperar com sal e azeite. Fazer camadas de molho, berinjelas e queijo repetidas vezes.

Levar ao forno até a berinjela cozinhar e dourar. Finalizar com manjericão fresco.

- Tomate recheado

Lavar os tomates e tirar a “tampa” deles com uma faca. Com a ajuda de uma colher, retirar o miolo do tomate e as sementes. Rechear com os legumes que preferir. Pode ser espinafre, queijo e milho; brócolis com ovo e pimentão vermelho; palmito, alho poró, queijo e abobrinha. Não esqueça de colocar uma pitada de sal e/ou pimenta do reino, dependendo do recheio escolhido.

Por fim, levar ao forno médio até os tomates cozinharem e dourarem. Servir.

- Arroz de forno com legumes

Cozinhar os legumes de sua escolha (cenoura, vagem, ervilhas, brócolis) e misturar ao arroz já cozido. Vale colocar uns pedaços de queijo misturado para derreter no forno.

Cobrir com tomate e queijo ralado e levar ao forno por cerca de 1 minutos. Se quiser o arroz mais molhadinho, basta colocar na mistura um pouco de molho de tomate caseiro. Se quiser mais cremoso, é só acrescentar requeijão light.

Sobremesas

- Gelatina incolor com frutas

Bem simples e conhecida. Misture a gelatina incolor com frutas diversas como morango, cereja, kiwi, amora, uva e bluerberry. Faça potes pequenos ou em uma vasilha inteira de uma vez. Para dar mais sabor, pode ser adicionado infusão de chás, como hibisco, mente, gengibre, limão ou com sucos de frutas. Fica colorido, refrescante e nutritivo.

- Pavê de amendoim

Faça o pavê com uma bolacha de gergelim integral de sua escolha e uma pasta de amendoim integral. Depois, faça um creme de castanhas trituradas, óleo de coco, melado e água. Em uma travessa ou em porções individuais montar camadas de bolacha e pasta de amendoim e finalizar com o creme de castanhas.

Outra receita mais tradicional leva açúcar batido na manteiga, gemas, creme de leite e melado até virar um creme. Acrescentar amendoim triturado e essência de baunilha. Banhar as bolachas em leite e fazer camadas do creme com as bolachas. Finalizar com amendoim, castanhas trituradas e melado.

- Doce de geleia de frutas com beijinho

Fazer um beijinho comum (leite condensado sem lactose ou de soja ou light, com coco ralado e creme de soja ou de leite sem lactose) e a geleia de frutas com morangos, ameixas sem caroço e açúcar demerara. Faça camadas entre a geleia e o beijinho. Use bolachas umedecidas no leite de coco para fazer camadas também e dar mais consistência ao doce.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório