Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprenda a limpar corretamente a tábua de corte de cozinha

A primeira dica é fazer a limpeza com esponja macia e detergente neutro sempre que a tábua for usada

Aprenda a limpar corretamente a tábua de corte de cozinha
Notícias ao Minuto Brasil

07:04 - 10/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Atábua de corte é o local onde você manipula diretamente seus alimentos, incluindo aqueles que não são cozidos, como as folhas e hortifrutis das suas saladas. Por esta razão, todo cuidado é pouco ao limpar e desinfetar suas tábuas de corte, tanto as de madeira quanto as de plástico ou vidro.

Segundo o site Como Limpar, superfícies denominadas "não-porosas", ou seja, que não apresentam fissuras ou rachaduras com o uso, como vidro ou plástico, são mais fáceis de serem limpas e higienizadas do que as de madeira. As fissuras podem, com o tempo, facilitar a proliferação de mofo, bolor e bactérias. Por esta razão, é melhor investir nesse tipo de material, principalmente para cortar carnes.

A primeira dica é fazer a limpeza com esponja macia e detergente neutro sempre que a tábua for usada, evitando assim que manchas e odores se impregnem no utensílio. Enxágue com água morna e deixe a tábua em posição vertical para permitir uma melhor secagem.

Caso sua tábua seja de madeira, ela jamais deve ser limpa na máquina de lavar louça. Quando não estiver sendo usada, guarde o utensílio em local seco e não úmido, para não acumular sujeira, mofo e bolor e lave sempre antes de qualquer utilização. Caso a tábua seja de plástico, vidro ou acrílico, ela poderá ser levada à lava-louça.

Para desinfetá-las após o corte de carnes, por exemplo, esfregue uma pasta feita de bicarbonato de sódio, limão e sal na superfície. Passar vinagre, um desinfetante natural, também é sempre uma boa opção para limpá-la. Uma vez por mês, você pode fazer uma solução com uma colher de sopa de água sanitária dissolvido em um litro de água, deixando a solução agir por 20 minutos e depois enxaguando com água corrente. Por fim, para eliminar odores da tábua, esfregue-a com sal e metade de um limão.

Veja também: Seis truques naturais para aliviar dores de cabeça e enxaquecas

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório