Meteorologia

  • 22 JANEIRO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Como ajustar a alimentação nas festas de fim de ano

O primeiro passo para o sucesso de qualquer dieta é não deixar a peteca cair e manter sempre a lei da compensação

Como ajustar a alimentação nas festas de fim de ano
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 13/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle ‘pé na jaca’

Está aberta a temporada do "pé na jaca". Fim de ano é época de confraternizações, "happy hours", festas e muita comilança. Para não desalinhar de vez os ponteiros da dieta e equilibrar o organismo, a médica nutróloga e dermatologista Heloisa Soares Gersgorin separou algumas dicas para não abandonar a dieta - até porque o verão está aí.

O primeiro passo para o sucesso de qualquer dieta é não deixar a peteca cair e manter sempre a lei da compensação. “Nos dias em que ainda restam rotina fica mais fácil ajustar a alimentação regrada, comer a cada três horas e variar o prato com cores mais diferentes possíveis. O maior erro nessa hora é abandonar a dieta de vez e depois buscar dietas rápidas, sem nenhum fundamento ou ficar em jejum. Isso desregula ainda mais o metabolismo, causa doenças e diminui a imunidade”, diz a especialista.

Para a médica todos os excessos são ruins, até o excesso de cuidado é prejudicial. Para diminuir os índices glicêmicos, é preciso ajustar os horários de consumo de carboidratos, sem cortá-los em um dia e exagerar em outro. “Nosso organismo precisa desse grupo alimentar. Portando uma dica é começar o dia com consumo de carboidrato leve e integral e ir diminuindo gradativamente o consumo ao longo do dia além de sempre compensar: se exagerou hoje, mantenham a dieta amanhã e assim vai”, diz.

+ 10 dicas para evitar gafes nas festas de fim de ano da sua empresa

Com o controle da alimentação fica mais fácil monitorar o peso – e daí vale se pesar diariamente, só assim é possível manter a motivação que vai ajudar a levar a nova estrutura alimentar adiante – mesmo em tempos de festas.

Para finalizar, a nutróloga comenta que a solução para não desistir da dieta é colocar os doces em momentos certos do dia, usando o controle energético para o consumo de açúcares. “Mas, isso deve ser feito por um especialista que vai saber fazer as compensações e controlar esse consumo nas horas adequadas, caso contrário não há dieta que resista nem agora e nem ao longo do tempo”.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório