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Conheça os melhores alimentos para quem faz dieta cetogênica

Saiba quais os alimentos mais indicados na dieta que é rica em proteína e pobre em carboidratos

Conheça os melhores alimentos para quem faz dieta cetogênica
Notícias ao Minuto Brasil

06:37 - 17/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle NUTRIÇÃO

A dieta cetogênica vem ganhando popularidade nos últimos anos. Rica em gordura, proteína e baixo teor de carboidratos, começou a ser usada há mais de 100 anos para tratar epilepsia de  difícil controle em crianças. A dieta força o corpo a queimar gorduras em vez de carboidratos e promove a cetose, que nada mais é do que um estado normal do organismo que ocorre na ausência de glicose, quando o organismo usa os depósitos de gordura como fonte energética.

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Por isso, esta dieta prima pelo consumo de alimentos com teor reduzido de carboidratos e de alto teor proteico.

Para atingir melhores resultados, é possível consumir 70 a 75% das calorias provenientes de gordura, 15 a 20% da proteína e apenas cinco a 10% de carboidratos.

Mas afinal, o que se deve comer de modo a atingir os melhores resultados possíveis?

Confira cinco alimentos ricos em gordura e proteína que são compatíveis com a dieta cetogênica:

1. Queijo

Valor nutricional do queijo cheddar por 100 gramas:

Carboidratos: 1,3 gramas;

Proteína: 25 gramas;

Gordura: 33 gramas.

Este alimento ajuda o corpo a atingir o estado ideal de cetose.

2. Abacate

Valor nutricional por 100 gramas:

Carboidratos: 9 gramas;

Proteína: 2 gramas;

Gordura: 15 gramas;

O abacate apresenta um teor elevado de gorduras monossaturadas e polisatutadas. É ainda rico em vitaminas C, B5, B6, E e K.

3. Carne

Valor nutricional de bife de alcatra por 100 gramas:

Carboidratos: 0 gramas;

Proteína: 22 gramas;

Gordura: 4,1 gramas.

Trata-se de um alimento ótimo para quem pretende ingerir mais proteína e não consumir carboidratos. A proteína ajuda a emagrecer e promove o ganho e preservação de massa muscular.

4. Ovos

Valor nutricional de ovo por 100 gramas:

Carboidratos: 1.1 gramas;

Proteína: 13 gramas;

Gordura: 11 gramas.

Este alimento, pobre em carbos, está repleto de proteína e de gorduras saudáveis. Apresenta ainda um alto teor de ferro, fósforo, selênio e vitaminas A, B12, B2 e B5.

5. Óleo de coco

Valor nutricional por 100 gramas:

Carboidratos: 0 gramas;

Proteína: 0 gramas;

Gordura: 100 gramas.

De acordo com um estudo publicado no periódico científico NCBI, os triglicerídios de cadeia média presentes no óleo de coco apresentam inúmeros benefícios para a saúde, acelerando o metabolismo e promovendo a sensação de saciedade.

Os cientistas acreditam também que este óleo tempero encoraje o corpo a queimar mais calorias ao invés de contribuir para o seu armazenamento.

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