Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lavagem reversa: conheça técnica que promete dar fim aos fios oleosos

Especialista explica como higienizar o cabelo utilizando o condicionador antes do shampoo para conferir textura e volume aos cabelos finos

Lavagem reversa: conheça técnica que promete dar fim aos fios oleosos
Notícias ao Minuto Brasil

11:07 - 19/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Novidade

A cada dia que passa, novas técnicas e tendências para cuidar da pele e dos cabelos surgem na internet e vão ganhando adeptos devido a seus benefícios. Uma destas novas modas que vem sendo muito utilizada é a lavagem reversa dos fios. “Também chamada de pré-poo, a lavagem reversa é uma técnica que consiste em nada mais do que aplicar o condicionador antes do shampoo na hora da higienização dos cabelos, modificando assim a ordem convencional de se lavar os fios. O principal objetivo da lavagem reversa é combater o aspecto pesado e oleoso que os condicionadores de fórmulas muito concentradas causam principalmente nos cabelos finos”, explica Ely Araújo, hair dresser do Lefil Beauty, o maior salão de beleza de São Paulo.

+ 7 atitudes para começar 2019 com uma pele renovada

Porém, este tipo de lavagem só é indicado em casos específicos e em determinados tipos de cabelo. Geralmente quem se beneficia com a lavagem reversa são pessoas com cabelos finos, que desejam conferir textura e volume aos fios, além de reduzir a oleosidade.

Para pessoas com fios grossos, secos, cacheados e ondulados, essa técnica não é indicada, pois pode causar ressecamento, frizz, excesso de volume e opacidade nos fios. “Isto porque a função do shampoo é higienizar os cabelos e o couro cabeludo, enquanto a função do condicionador é fechar as cutículas e escamas dos fios, ajudando a manter os nutrientes e, consequentemente, evitar o ressecamento. Quando você alterna o uso destes produtos, as cutículas permanecem abertas após o uso do shampoo, o que remove a camada natural de proteção do fio, tornando-o ressecado”, explica a especialista Ely Araújo.

+ Ousadas: essas estrelas romperam padrões e lançaram moda em 2018

Entretanto, de acordo com a hairdresser do Lefil Beauty, não é porque você tem os cabelos finos que você deve realizar este tipo de lavagem todos os dias, pois, quando feita diariamente, a lavagem reversa pode prejudicar a hidratação dos cabelos e ainda aumentar a produção de óleo pelo couro cabeludo. “Isso ocorre porque o couro cabeludo entende que o cabelo está muito ressecado e necessita de gordura para se manter hidratado. É o famoso efeito rebote. Por isso, o ideal é realizar a lavagem reversa em dias intercalados”, alerta.

Mas, afinal, como fazer a lavagem reversa? De acordo com a cabeleireira, você deve iniciar molhando os cabelos e, em seguida, aplicar, somente nas pontas, um condicionador específico para esta finalidade, ou seja, que possua menos óleo e elementos hidratantes em sua composição. “Após essa etapa, enxague bem os fios para remover os resíduos de condicionador e então aplique o shampoo somente na raiz dos cabelos, massageando o couro cabeludo e deixando que a espuma escorra pelas pontas para higienizá-las. Por fim, enxague novamente os fios com água morna ou fria”, completa a especialista do Lefil Beauty. “Se você possui raiz oleosa e pontas ressecadas, é recomendado também que, após a lavagem, você aplique um leave-in somente nas pontas dos fios.”

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório