Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Apenas 8% das pessoas conseguem manter a dieta no fim de ano

Especialista em clínica médica e nutrição funcional dá dicas de como manter o equilíbrio nesta época

Apenas 8% das pessoas conseguem manter a dieta no fim de ano
Notícias ao Minuto Brasil

10:00 - 28/12/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Pesquisa

Você costuma furar a dieta durante as festas de Natal e Réveillon? Pois saiba que não é só com você que acontece isso. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), apenas 8% dos entrevistados informaram conseguir manter a dieta nessa época do ano, contra 37% que assumiram sair completamente da rotina e 55% que se permitem sair da dieta, mas buscam equilibrar os alimentos.

+ 7 dicas para manter os quilos perdidos na dieta

“É uma época de excessos alimentares para muita gente. Mas, com a mudança de comportamento e escolhas mais inteligentes, é possível se divertir e manter a alimentação saudável”, explica Sarina Occhipinti, médica especialista em Clínica e Nutrição Funcional.

Uma das recomendações da especialista é abandonar o hábito de aceitar tudo que está sendo servido, para não correr o risco de parecer um convidado grosseiro. “A alimentação é uma escolha individual e nenhum anfitrião, por mais bem-intencionado que seja, pode te obrigar a comer. Escolha os alimentos mais indicados para você e não se sinta culpado em recusar aquilo que prejudicará sua dieta”, diz.

Segundo ela, também é recomendável – com ajuda de um profissional - programar um jejum de 16 a 18 horas no período que antecede as festas. “No dia da ceia, o ideal é alimentar-se de forma mais leve, ingerindo saladas e frutas pouco doces. Outra dica bacana é guardar um pedaço da sobremesa e comê-la apenas no fim da festa. Isso evita que a pessoa caia na tentação de repetir várias vezes”, orienta.

Low carb combina com Natal?

Para aqueles que seguem a dieta LCHF (Low Carb, High Fat), que restringe o consumo de carboidratos, Sarina orienta escolher alguns alimentos que sempre aparecem nas ceias tradicionais. "Peru e pernil assado são boas opções de carne, pois servem como fonte de energia. Os queijos, principalmente os gordos (como parmesão), quase não têm carboidratos. Algumas frutas vermelhas, como morango e cereja, contém pouquíssima quantidade de carboidratos e são ótimas opções", aconselha.

O poder das oleaginosas

Na busca por uma alimentação saudável, muitas pessoas acham que devem retirar a gordura do cardápio. Entretanto, alguns alimentos são fontes de gorduras saudáveis, nos ajudando a ter uma vida melhor sem intoxicar nosso organismo. "Nas festas de fim de ano temos diversas opções de alimento que se encaixam nessa categoria. Nozes, avelãs, castanhas e amêndoas são ótimas escolhas. Azeite extravirgem e alguns peixes, como o salmão e a sardinha, também são recomendados", diz.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório