Meteorologia

  • 16 JANEIRO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Para dar as boas-vindas a 2019 aprenda a usar a palavra ‘não’

O ano acabou de começar e já se sente exausto? Temos a solução: aprenda a dizer não com assertividade e confiança

Para dar as boas-vindas a 2019 aprenda a usar a palavra ‘não’
Notícias ao Minuto Brasil

21:06 - 01/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dias felizes

Se você passou o ano correndo de um lado para o outro, tentando cumprir as expectativas de amigos e familiares, e a tentar fazer com que todos se sintam bem e se divirtam, você precisa mudar alguns costumes.

Imagine simplesmente que você tinha dito que não a metade dos compromissos e eventos nos quais se viu obrigado a marcar presença. Sente-se desconfortável apenas ao pensar nessa possibilidade? Pois relaxe.

A verdade é que conseguir dizer que não é uma manifestação de poder e de amor próprio. 

De acordo com os psicólogos, dizer que sim consecutivamente quando realmente não quer fazer algo pode levar a sentimentos de stress e de ressentimento.

Ao invés saber quando dizer que não – e ser capaz de o dizer – é capaz de libertá-lo daquela sensação de desconforto e de obrigação que provavelmente já lhe é tão familiar.

Diga não… com assertividade

Coloque a si próprio as seguintes questões: ‘tenho tempo?’; ‘quero fazer isto?’; ‘vai beneficiar-me?’; ‘quando a data chegar vou tentar dar uma desculpa para não ir?’ - responda a estas questões com sinceridade e deverá tornar-se claro aquilo que deve fazer.

Diga não… à família

Geralmente a família espera que esteja à disposição a qualquer momento ou quando é necessário dar algum tipo de ajuda. E melhor do que ninguém também sabem como fazê-lo sentir-se culpado...

Todavia, dizer sempre que sim pode ser exaustivo e é perfeitamente aceitável dizer que não algumas vezes. Deixe claro que não é uma ‘presa fácil’ e marque a sua posição. Seja firme.

Diga não… aos amigos

É fácil sentir culpa quando se recusa algo a um amigo.

Porém, se você fica correndo de compromisso para compromisso, dessa forma não terá tempo para cuidar de si próprio – e como pode ser um bom amigo para alguém, se nem se trata bem a você próprio.

O truque para dizer que não aos amigos é usar o velho clássico ‘não é tu, sou eu’. Seja conciso e honesto, mas não se sinta pressionado a dar uma explicação longa sobre o motivo da sua recusa. 

‘Gostava de conseguir ir hoje, mas não dá’ - trata-se de uma frase fácil e curta que pode usar quando achar necessário.

Diga não… às redes sociais

É extremamente fácil ficar ‘colado’ ao smartphone e às redes sociais, e antes que você perceba, aquele tempo que tinha reservado para si, após se ter desmarcado de compromissos com família e amigos, é desperdiçado em frente ao celular.

Vários estudos já demonstraram que verificar constantemente as redes sociais aumenta a ansiedade, depressão e sentimentos de solidão.

Pesquisas adicionais estabelecem ainda uma possível associação entre incidência de obesidade, doenças cardíacas e cancro devido a horas passadas sedentariamente na Internet.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório