Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quatro alimentos que jamais se deve colocar no micro-ondas

O micro-ondas é um equipamento muito utilizado na cozinha, mas é preciso ter cuidado

Quatro alimentos que jamais se deve colocar no micro-ondas
Notícias ao Minuto Brasil

17:21 - 17/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Hábito

Os micro-ondas que conhecemos atualmente e que habitam a maioria das cozinhas são descendentes da caixas de radar da Segunda Guerra Mundial. Inventadas por Percy L. Spencer, que foi um técnico de radar durante a guerra.

Esse equipamento utiliza energia eletromagnética, extremamente semelhante à das ondas de rádio. Só que o micro-ondas emite radiação não ionizante. Vários estudos já revelaram que essas emissões podem afetar o sangue e o coração, e os efeitos dessa radiação foram ainda associados ao desenvolvimento de certos tipos de cânceres intestinais e do estômago.  

Nos dias de hoje, os micro-ondas passam por testes extensivos e procedimentos de segurança, de modo a que os fabricantes possam certificar a sua segurança.

+ Geladeira ou não: qual o melhor lugar para conservar os ovos?

Ainda, assim descubra quatro alimentos que nunca se deve colocar neste eletrodoméstico

1. Leite materno

Ao aquecer o leite materno no micro-ondas, são destruídas as substâncias benéficas que o compõe. Uma pesquisa científica publicada no periódico científico Pediatras descobriu que o leite aquecido também propicia o crescimento de bactérias E-coli, organismos prejudiciais para os seres humanos e ainda mais para os bebês.

2. Brócoles

Considerado um vegetal muito saudável, durante o aquecimento no micro-ondas pode perder até 97% dos antioxidantes benéficos presentes na sua composição. Embora seja verdade que todas as formas de cozinhar anulam a eficácia e intensidade de alguns nutrientes nos alimentos que comemos, este é realmente um grande exemplo dessa deterioração.

3. Carne para descongelar

Os investigadores descobriram que a carne aquecida por mais de seis minutos no micro-ondas perde metade do seu teor de vitamina B-12.

Outro grande perigo é que partes da carne que foram descongeladas mas ainda estão no micro-ondas são um paraíso para as bactérias.

Ao invés, os especialistas sugerem que se opte por descongelar a carne no frigorífico durante a noite, cobrindo-a com papel filme para proteger o alimento das bactérias, e depois cozinhá-la.

4. Fruta congelada

Enquanto comprar alimentos congelados e fruta não é uma má ideia, já descongelar a fruta congelada no micro-ondas não é recomendado.

Estudos realizados no final da década de 1970 mostraram que o descongelamento da fruta nesse equipamento converte o glicosídeo benéfico e outros tipos de açúcar presentes no fruto em substâncias cancerígenas.

Mais ainda, a fruta congelada no micro-ondas tende a encolher, enrugar e a perder a sua boa textura.

Leia também: 4 opções de molhos de frutas para carnes

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório