Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

3 tratamentos capilares poderosos e caseiros com óleos essenciais

Os óleos essenciais caíram no gosto popular e podem fazer maravilhas pela pele e cabelo

3 tratamentos capilares poderosos e caseiros com óleos essenciais
Notícias ao Minuto Brasil

19:09 - 21/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Óleos essenciais ou óleos voláteis são substâncias aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias e seu uso na indústria cosmética e na fitoterapia vem crescendo nos últimos anos.

+ 4 ingredientes naturais e veganos para melhorar os fios

“Como são muitas opções, há um óleo essencial para cada necessidade”, afirma Marcia Rissato, terapeuta floral e aromaterapeuta do Rio de Janeiro. Como são muito concentrados, eles devem ser diluídos em óleo vegetal e não devem ser aplicados diretamente na pele, por risco de alergias e até mesmo queimaduras, salvo raras exceções, segundo Marlene de Souza, tricologista do salão Tampopo, em São Paulo. Confira receitas das especialistas para melhorar o aspecto do seu cabelo em casa, segundo a revista Vogue:

1. Proteção do couro cabeludo e fortalecimento dos fios

Marlene indica um blend poderoso: 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa (regenerativo e calmante), 1 gota de óleo essencial de melaleuca (cicatrizante, antifúngico) e 1 gota de óleo essencial de hortelã pimenta (ativa a microcirculação) em 10 ml de óleo de jojoba (que fortalece e combate o frizz) ou semente de uva (rico em antioxidantes e que melhora a elasticidade). Massageie o couro por cinco minutos no cabelo sujo, puxando a mistura para o comprimento e ponta e deixando por mais cinco minutos. Depois lave normalmente. O blend pode ser usado semanalmente ou a cada 15 dias.

2. Brilho e adeus pontas duplas A receita da aromaterapeuta Marcia Rissato é: 300 ml de óleo de argan (rico em vitamina E, ácido linoleico e ácidos graxos essenciais, nutrientes capazes de promover alta hidratação, combater o frizz e até mesmo tratar pontas duplas), 3 gotas de óleo essencial de alecrim (brilho) e 3 gotas de óleo de gerânio (contra as pontas duplas). Pingue gotas da mistura nas mãos e espalhe nas pontas do cabelo diariamente.

3. Detox dos fios e couro cabeludo

Para o couro cabeludo, a engenheira química especializada em cosmetologia Sonia Corazza dá a seguinte receita: misture bem 100 g de argila para cabelo, 2 gotas de óleo essencial de melaleuca, 2 gotas de óleo essencial de limão e 1 gota de óleo essencial de menta. Aplique esta máscara para retirar todas as impurezas e excesso de oleosidade. Já nos fios, ela recomenda um blend de 5 gotas de óleo essencial de limão siciliano em 100 ml de óleo de semente de uva, deixando agir por 10 minutos e enxaguando abundantemente com água morna antes do shampoo. Repita o processo a cada 15 dias.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório