Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pudim de ricota com mel é excelente para aproveitar queijo; aprenda

Versátil, ele pode ser usado tanto como alimento quanto como ingrediente

Pudim de ricota com mel é excelente para aproveitar queijo; aprenda
Notícias ao Minuto Brasil

07:49 - 22/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle QUEIJO

Popular nos quatro cantos do mundo e com centenas de variações e sabores, essa delícia é tão utilizada no cotidiano, seja em um café da manhã, no lanchinho da tarde ou no preparo de receitas, que ganhou uma data para ser lembrada, consumida e curtida.

+ Confira doce econômico para aproveitar o verão com muito sabor

Com mais de seis mil anos, a sua origem é desconhecida, mas há uma lenda muito propagada de que o alimento foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe saiu para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede. Horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o queijo.

Para se fazer bons queijos são necessários anos de experiência. São muitas variáveis envolvidas - algumas bem técnicas -, das quais se podem destacar, principalmente, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação. Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, esses alimentos oferecem diversos benefícios para a saúde. Consumi-los com frequência é indicado, já que são reconhecidos por oferecer proteínas, além de uma quantidade importante de micronutrientes, principalmente o cálcio, além das vitaminas A, B2 e B12 e minerais, como o zinco e o selênio.

A Tirolez, marca brasileira de laticínios, dá uma dica especial que traz um sabor único e sofisticado: o saboroso Pudim de Ricota com Mel. Não há dúvidas de que o queijo sempre dá aquele toque especial na refeição. Veja abaixo o modo de preparo e aproveite!

Ingredientes

Para o pudim

2 colheres (sopa) de Manteiga sem sal

1 embalagem de Creme de Ricota

1 pitada de canela em pó

2 gemas

½ xícara (chá) de mel

2 claras

Para a calda

½ xícara (chá) de mel

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180 °C. Com a manteiga, unte uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo central.

Faça o pudim: no liquidificador, bata o Creme de Ricota, a canela, as gemas e o mel. Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos) ou batedeira, até que elas fiquem em ponto de neve (pouco firme). Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras.

Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.

Prepare a calda: em uma panela, coloque o mel e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório