Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco dicas para retirar manchas de vinho tinto da roupa

Não entre em pânico. Veja alguns segredos para limpar a toalha ou a roupa suja pela bebida

Cinco dicas para retirar manchas de vinho tinto da roupa
Notícias ao Minuto Brasil

07:15 - 23/01/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nódoas

Mesmo os mais cuidadosos apreciadores de vinho tinto ou verdadeiros enófilos já tiveram com certeza alguma toalha, roupa, sofá ou tapete manchado com a bebida de Baco.

E, afinal, o que deve ser feito nesse momento de desespero? O primeiro passo é não entrar em pânico. Apesar de não ser a tarefa mais simples do mundo, há alguns truques, segundo a revista Adega, que prometem solucionar o problema.

+ 60% das espécies de café selvagem correm risco de extinção

Seja rápido

O mais importante é limpar a mancha se possível quando esta ainda não tiver seca. Retire o excesso de vinho com papel toalha e lave a peça com água quente e sabão.

A água quente consegue diluir e ‘desprender’ o vinho que já penetrou no tecido. Há ainda quem prefira, ao invés de retirar o excesso com papel, colocar um pouco de sal na mancha ainda molhada, pois, dessa forma, o líquido tende a ser sugado pelo sal. Se você preferir essa alternativa, cubra toda a mancha e deixe a repousar por cinco minutos. Em seguida, retire o excesso e repita o processo até que a mancha clareie bem. Depois, pode lavar normalmente.

Outra dica é usar uma mistura de sabonete líquido e água oxigenada. Esta substância é um oxidante que dissolve os pigmentos da mancha e torna mais fácil a remoção com sabão ou sabonete.

+ Pudim de ricota com mel é excelente para aproveitar queijo; aprenda

Se estiver em um ambiente mais formal e não puder tirar a toalha da mesa (ou o que estiver manchado) no momento em que o copo de vinho foi derrubado, o ideal é colocar sabonete líquido e água quente, que vai amolecer e impedir que a mancha seque.

Receita bizarra

Antigamente, estava muito em voga limpar as manchas com leite fervido. O procedimento é simples: basta encher uma panela com leite, colocar o tecido dentro, e ferver os dois. Assim que o leite alcançar o ponto de ebulição e começar a subir, desligue o fogo e deixe de molho (depois, claro, lave a peça com água e sabão). Outras pessoas preferem limpar vinho misturando uma parte de vinagre branco com três de água morna e esfregar bastante. Depois, é só lavar a peça à mão.

Leia também: Mousse de abacate com avelã é fit e mata a vontade de doce; aprenda

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório