Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sente-se sempre cansado no trabalho? A ciência explica

Em ambientes com mais estresse tendem a ocorrer alterações hormonais no corpo que desregulam e cansam o organismo

Sente-se sempre cansado no trabalho? A ciência explica
Notícias ao Minuto Brasil

12:37 - 04/02/19 por Noticias ao Minuto

Lifestyle Fadiga laboral

Existem ambientes de trabalho bons e maus, assim como há pessoas que conseguem adaptar-se melhor que outras à dinâmica de cada empresa. Ainda assim, em qualquer posto de trabalho, é extremamente comum encontrar indivíduos que se queixem de estarem constantemente cansados e que não poupem o consumo diário de café para se manterem produtivos.

A medicina cita a fadiga como um sintoma de depressão e ansiedade há anos. Mas agora, segundo o site Inc., há uma melhor compreensão do que realmente acontece no corpo para fazer com que a cama ou o sofá sejam os objetos mais desejado depois de um dia de trabalho.

Como revela um estudo realizado por investigadores da instituição de ensino superior King’s College London, no Reino Unido, tudo começa com o mecanismo de luta ou fuga, ativado pelo sistema nervoso quando nos vemos perante uma situação de estresse. A reação fisiológica que ocorre na presença de algo que é aterrorizante ou ameaçador propicia a libertação de hormônios como a adrenalina e o cortisol. O processo provoca mudanças fisiológicas significativas no organismo, como a elevação da frequência cardíaca, para que a pessoa possa se afastar da ameaça ou defender-se fisicamente.

+ Spray nasal pode ser usado como tratamento revolucionário da depressão

+ Um mês sem Facebook é suficiente para ficar mais feliz, aponta estudo

Em contra partida, dá-se um decréscimo na presença de hormônios como a serotonina ou a dopamina, relacionadas com o humor, prazer, concentração e memória.

Ou seja, consequentemente, o cansaço surge como um mecanismo compensatório. Os hormônios do estresse fazem com que o organismo bloqueie a ingestão de glucose, o que protege o cérebro de um grau alto de excitação, mas torna mais difícil a permanência da sensação de felicidade ou de energia para cumprir as tarefas.

Três passos para reduzir o cansaço no trabalho

Se os funcionários de uma empresa aparentam cansaço, é um sinal para estimular atividades que permitam uma pausa ou promovam momentos de diversão.

Além disso, sentir-se acolhido pelos colegas e chefes e ter liberdade para conversar sobre os problemas pode combater estigmas relacionados à saúde mental.

Em segundo lugar, deve-se considerar que o cansaço influencia negativamente os níveis de produtividade e a tomada de decisões. Ser pressionado relativamente a determinadas falhas pode agravar o problema. O ideal é estar em um ambiente que não deixe de responsabilizar as pessoas pelos seus erros, mas que saiba fazê-lo de maneira construtiva.

Finalmente, é importante ter em mente que cada pessoa responde de determinado jeito aos estímulos do ambiente de trabalho. O que é estressante para um não é necessariamente um problema para outro e vice-versa. Portanto, é importante conhecer cada membro da equipa e saber o que os mantêm felizes e com disposição para trabalhar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório