Meteorologia

  • 26 MAIO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Analgésico natural ajuda no alívio da dor crônica

Já ouviu falar em mindfulness?

Analgésico natural ajuda no alívio da dor crônica
Notícias ao Minuto Brasil

17:21 - 04/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Descoberta

A dor crônica pode muitas vezes ser insuportável e atrapalhar severamente a rotina das pessoas, prejudicando inclusive a saúde mental. No entanto, uma equipe de cientistas do Canadá revelou que o mindfulness pode ser de fato uma promissora alternativa para combater o problema. Segundo o estudo publicado no periódico científico BMJ, e divulgado pela publicação Viva Bem, a prática de atenção plena é capaz de diminuir a intensidade da dor e o sofrimento psicológico causado pela mesma.

Para chegar a essa conclusão, a pesquisa comparou o ‘poder’ do mindfulness praticado com o intuito de aliviar a dor crônica com o da terapia cognitivo-comportamental, método comumente recomendado pelos médicos para combater o problema, mas que não é eficaz em todos os doentes.

+ O que são remédios biológicos de referência e biossimilares?

Os pesquisadores analisaram 21 ensaios clínicos que reuniram um total de dois mil participantes entre 35 e 65 anos, que usaram uma das técnicas para tratar problemas crônicos como fibriomialgia, dor lombar, artrite reumatóide e osteoartrite.

Os dados apurados revelaram que tanto o mindfulness quanto a terapia cognitivo comportamental melhoraram consideravelmente o funcionamento físico dos participantes e reduziram a dor e a depressão relacionada à dor. 

"O mindfulness pode ser uma solução adicional aos pacientes com dor crônica, uma vez que se mostra promissor em diminuir a intensidade da dor e o sofrimento psicológico" disse Eve-Ling Khoo, principal autora do estudo. 

 Leia também: Sente-se sempre cansado no trabalho? A ciência explica

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório