Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

As panelas que usa para cozinhar podem provocar doenças letais

Não são apenas os alimentos que podem influenciar diretamente a nossa saúde

As panelas que usa para cozinhar podem provocar doenças letais
Notícias ao Minuto Brasil

07:50 - 08/02/19 por notícias Ao Minuto

Lifestyle Objetos perigosos

Muitas pessoas já estão em busca de ter uma alimentação saudável. E, nesse caso, uma das principais preocupações são os alimentos que são consumidos. Fatores como quais os ingredientes da dieta, qualidades, modo de preparação das refeições estão sempre em primeiro lugar.

Mas pouca gente pensa na panela... mas devia!

Além das panelas serem extremamente importantes no que diz respeito ao sabor e preservação da comida, estes objetos podem influenciar diretamente a nossa saúde e qualidade de vida.

Entenda como cada tipo de panela impacta no seu organismo:

Panela de aço Inoxidável

O fundo triplo destas panelas permite cozinhar os alimentos a altas temperaturas. São compostas por ferro, cromo e níquel. Por ser um metal tóxico, pode causar alergias, dermatites, asma, entre outros problemas. O tempo de contato pode levar ainda à contaminação pelo metal, sendo ideal que se guarde a comida depois de pronta em recipientes próprios.

+ 7 coisas que você precisa saber sobre o açúcar

Panela de barro

Esta variante acumula mais facilmente resíduos, facilitando a contaminação por fungos e bactérias. Por isso, devem sempre ser lavadas com extremo cuidado, e devem estar bem secas antes de serem guardadas.

Panela de titânio

Estas panelas são anti-aderentes, dispensando a adição de gordura na forma de óleo ou azeite nos cozinhados. Mais ainda, são extremamente resistentes e não libertam substâncias tóxicas durante a preparação dos alimentos, podendo ainda ser utilizadas para armazenar os alimentos depois da confecção.

Panela de vidro

Trata-se de uma das melhores opções, já que este objeto não liberta nenhum tipo de toxina, não prejudicando consequentemente a saúde.

Panela de alumínio

As panelas de alumínio liberam metal durante o processo de cozimento. Altos níveis desse metal no corpo estão associados a doenças como Alzheimer e Parkinson e, durante a infância, a intoxicação por alumínio pode provocar hiperatividade e distúrbios na aprendizagem. O ideal é que sejam usadas para cozinhar alimentos rápidos.

Panela anti-aderente

Apesar de inicialmente se tratar de uma ótima opção, não é recomenda para uso quando começa a deteriorar-se e a lascar. É composta por PFOA (ácido perfluoroctanóico) e PTFE (politetrafluoretileno), que fazem mal a saúde. Podendo assim expelir gases tóxicos que cancro e doenças coronárias.

Leia também: Pão de Calabresa é a pedida certa para qualquer momento do dia

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório