Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Volta às aulas: como montar a lancheira ideal para as crianças

Muito mais que material escolar, é importante pensar nas refeições dos pequenos

Volta às aulas: como montar a lancheira ideal para as crianças
Notícias ao Minuto Brasil

11:02 - 15/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Família

Está chegando a hora de voltar às aulas e a lista de tarefas a resolver dos papais e das mamães é imensa. Comprar material escolar, organizar os novos horários e, não dá para esquecer, de preparar o coração para deixar o pequeno na escolinha. Nessa correria, a alimentação equilibrada das crianças deve ser prioridade. Por isso, dicas sobre quais alimentos oferecer e como armazenar são bem-vindas.

A recomendação dos nutricionistas para se manter uma alimentação equilibrada, seguindo a pirâmide alimentar, é compor uma refeição com todos os grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores.

O primeiro é composto por carboidratos, responsáveis por dar energia aos pequenos. Os reguladores são as hortaliças e frutas, que auxiliam em diversas funções do organismo. Por fim, os construtores são as proteínas, presentes nas carnes, ovos, leites e derivados.

+ Sobrou arroz? Aproveite para preparar essa sugestão fácil e rápida

Compor um lanchinho completo é o mais importante. No grupo do construtor pode ser dado um pãozinho, recheado com queijo. Para finalizar, é só complementar com fruta e sucos naturais, que são reguladores. Segundo a nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, uma dica muito importante é evitar repetições constantes de um alimento na mesma semana, para que a criança não enjoe facilmente.

A especialista alerta ainda sobre o cuidado com alimentos que necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, pois podem estragar se mantidos fora de temperatura. Para isso, uma lancheira térmica é mais adequada, já que normalmente esses alimentos representam a porção proteica que é importante na alimentação. Sendo assim, os pais precisam estar atentos à qualidade dos produtos, que devem garantir a segurança para os pequenos.

Leia também: Aprenda a fazer o tradicional bolo de arroz português

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório