Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Confira 3 dicas para fazer um gratinado perfeito

Método é conhecido por adicionar uma leve crocância à superfície da receita

Confira 3 dicas para fazer um gratinado perfeito
Notícias ao Minuto Brasil

10:46 - 19/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Culinária

Derivado da palavra em francês, Gratin, o gratinado está presente em inúmeros pratos, dourando e cozinhando os ingredientes e, muitas vezes, adicionando uma leve crocância à superfície da receita.

A prática pode ser realizada com queijos, migalhas de pão, ovos ou manteiga margarina e utilizada, principalmente, em proteínas – carnes e peixes. Também pode ser aplicada em preparos típicos de massas e até de outros tipos de alimentos, como a batata ou alguns legumes, por exemplo. Além disso, ainda traz mais cor e sabor aos seus pratos.

Ah! Nem sempre conseguimos chegar ao resultado perfeito. A distância entre o alimento e o topo do forno precisa ser precisa, senão, o tempo necessário para dourar aumenta e a sua receita pode passar do ponto ou até queimar. Por isso, é importante saber qual é o jeito certo de realizar este método.

+ Pão de minuto: aprenda a fazer esta delícia que não dá trabalho

+ Aprenda a melhorar humor e saúde através de seu intestino

Confira três dicas importantes para conseguir um gratinado de dar água na boca:

Preaqueça o grill do forno até o metal ficar incandescente, para acelerar o processo de dourar e evitar que o alimento passe do ponto;

Pincele levemente os alimentos com óleo para acelerar o ganho de cor e aumentar os sabores. Limpe qualquer excesso para evitar que bolhas estourem;

Coloque a superfície do alimento perto do elemento de aquecimento, a cerca de 2,5 cm de distância, e verifique com frequência, assim que começar a ganhar cor, ou a cada minuto ou menos. Vire ou retire o alimento assim que obter a cor desejada. Se necessário, termine o cozimento dentro do forno com o grill desligado.

Agora coloque em prática o aprendizado com uma receita de Parafuso Gratinado de Queijo e Bacon, sugerida pela Fortaleza.

Ingredientes:

2 xícaras de macarrão parafuso

150g de bacon em cubos

½ cebola picadinha

½ xícara de ervilhas

1 caixa de creme de leite

70g de queijo minas padrão

70g de queijo gouda

Alecrim a gosto

Sal, pimenta do reino moída e noz moscada em ralada a gosto

Modo de Preparo:

- Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente, de acordo com as instruções de preparo da embalagem. Rale os queijos no ralo grosso, misture e reserve.

- Em uma panela funda, doure o bacon na sua própria gordura. Acrescente a cebola e refogue.

- Escorra e descarte o excesso de óleo. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite, a ervilha e 2 colheres de sopa da própria água em que foi cozido o macarrão. Junte metade da mistura de queijos e misture. Tempere com sal, pimenta do reino moída, noz moscada ralada e alecrim a gosto.

- Junte o macarrão já escorrido e envolva-o inteiramente com o molho. Leve a um refratário untado com um fio de azeite. Coloque por cima a outra metade da mistura dos queijos ralados. Leve ao forno médio para gratinar.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório