Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Carnaval: ortopedistas dão dicas importantes para os dias da folia

Alongar a musculatura, optar por uma sandália confortável e ter cuidado com o peso das alegorias são quesitos fundamentais para um desfile nota 10

Carnaval: ortopedistas dão dicas importantes para os dias da folia
Notícias ao Minuto Brasil

15:03 - 19/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Faltam poucos dias para o carnaval e muitos foliões já começaram as preparações para curtir os desfiles das escolas de samba, blocos de rua e trios elétricos. Essas ocasiões, quando não aproveitadas com cautela, podem trazer danos à saúde dos pés e da coluna, pois eles sofrem com o peso do corpo, ainda mais sambando.

O ortopedista, cirurgião de coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Luiz Cláudio Lacerda, e o ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo com ênfase em tratamento de atletas, Rafael da Rocha Macedo, dão algumas orientações para que esse momento de alegria seja celebrado sem possíveis problemas. Confira:

Preparar o corpo antes da folia é fundamental - Uma sequência de alongamentos, com movimentos simples, garantem mais agilidade, elasticidade e previne lesões para as muitas horas de samba. "Fazer movimentos circulares com os tornozelos e apoiar as pontas dos pés em um degrau forçando os calcanhares para baixo ajuda a esticar a musculatura detrás das pernas. Além disso, vale também uma caminhada para preparar o sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões para o esforço", aconselha Macedo.

+ Quem faz cirurgia plástica deve ter cuidados especiais no carnaval

Atenção com a alimentação e com o consumo de água - Evitar consumir comidas pesadas e de difícil digestão até duas horas antes do desfile e não se esquecer de manter o corpo hidratado. "A hidratação é essencial, pois as altas temperaturas do verão aumentam a perda hídrica do corpo por meio do suor", orienta Macedo.

Fortalecimento muscular - Na hora da festa, o peso das fantasias também deve ser considerado já que chegam a pesar de 30kg a 45kg. Para essa preparação, o fortalecimento da musculatura não pode ficar de fora, pois ela é uma grande aliada da estabilização da coluna vertebral. "Sem esse fortalecimento, nossa coluna fica vulnerável e mais sujeita a lesões. Para isso pode-se investir na musculação, aeróbica, pilates e exercícios que garantem mais proteção para a região ", explica Lacerda.

Cuidados com a postura - Jogar o ombro para trás e contrair a barriga já ajusta boa parte do problema da má postura. Ao andar, sambar e coreografar, é fundamental esse cuidado.

Cuidado com a escolha da sandália - Sandálias de salto alto são obrigatórias para compor a fantasias das passistas, porém é preciso cautela na hora da escolha desse item, pois pode causar torções, bolhas e até calos. "O indicado são as sandálias com proteção no calcanhar e preferência as de plataforma ou meia-pata, pois dão mais sustentabilidade ao corpo e não causam tanta inclinação nos pés, o que diminui as chances de queda. Se não for possível, pelo menos use uma palmilha confortável, para amenizar o impacto", recomenda o ortopedista especialista em pé e tornozelo.

+ Carnaval: os cuidados que se deve ter com o celular

Tiras das sandálias podem ser um problema - Caso a passista opte por sandálias com tiras nas pernas, o ideal é escolher um material confortável, de tiras grossas e que não aperte, pois quando não adequadas podem machucar a região e formar uma pressão nos pés, diminuindo a circulação sanguínea.

"Caia na folia sempre cuidando do seu corpo e respeitando os seus limites. Afinal, o ano está só começando e você precisará manter a saúde em dia pelo resto dele. E em caso de qualquer sinal diferente ou dor procure a ajuda de um profissional especializado", finaliza Macedo.

Leia também: Carnaval 2019: tendências vão dos anos 80 às décadas futuras

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório