Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Feijão encareceu? Invista na massa! Veja receita com frango e legumes

Macarrão é alternativa nutritiva e acessível para a mesa do brasileiro

Feijão encareceu? Invista na massa! Veja receita com frango e legumes
Notícias ao Minuto Brasil

14:36 - 20/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Mesa

A dobradinha arroz com feijão está na mesa da maioria dos brasileiros praticamente todos os dias. Porém, com a elevação do preço do feijão, que apenas em janeiro de 2019 teve aumento de 16%, a combinação está sumindo do cardápio diário. Para adequar a alimentação ao orçamento, a dica da Estrela, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, é fazer trocas inteligentes. Na hora de substituir o arroz com feijão, o macarrão pode ser um bom aliado.

Inclusive, as massas têm uma composição nutricional muito parecida com o arroz, pois são fontes de carboidrato e, por isso, fornecem energia para o corpo. Já o feijão é fonte de proteínas, ferro, fibras e vitaminas, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Para igualar as suas refeições, o importante é buscar componentes parecidos em outros ingredientes e opções de pratos, como saladas, legumes cozidos e verduras refogadas. Assim, não faltarão fibras na sua alimentação. A combinação de massas com proteínas (carnes, frangos, peixes, etc) deixa seus pratos equilibrados e é uma opção para substituir o feijão, por exemplo.

+ Baixa o colesterol, emagrece e protege o cérebro: 10 benefícios da chia

Outro ponto para destacar é que no Brasil, por lei, a farinha de trigo, principal componente das massas, é enriquecida com ácido fólico, um ingrediente naturalmente encontrado também no feijão. Ou seja, enquanto o custo-benefício do feijão estiver fora da realidade de muitos brasileiros, é possível fazer estas pequenas substituições de ingredientes e conseguir pratos tão benéficos quanto à tradicional mistura do arroz com feijão.

Então, aproveite a receita de Espaguete com Frango e Legumes, sugestão da Estrela. Além do carboidrato da massa e das proteínas do frango, esta receita custa em torno de R$25 e rende até 8 porções. Aliás, este prato ainda contém ervilhas e beterrabas, alimentos ricos em nutrientes também encontrados no feijão.  

Veja: 

Ingredientes:

1 pacote de macarrão tipo espaguete 

5 colheres (sopa) de óleo

6 dentes de alho picados

500g de frango desfiado

5 tomates maduros, sem sementes, em cubos

3 colheres (sopa) de azeite

100g de cenoura cozida, em cubos

½ lata de ervilhas

100g de beterraba cozida, em cubos

100g de queijo parmesão ralado

Sal, azeite e salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:

- Comece preparando o frango refogado. Em uma frigideira média refogue metade do alho. Junte o frango, os tomates e deixe refogar por mais 3 minutos. Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.

- Prepare os legumes salteados. Em uma frigideira média refogue a outra metade do alho. Junte a cenoura, as ervilhas, a beterraba, deixe refogar por mais 3 minutos e reserve.

- Cozinhe a massa numa panela grande com 5 litros de água com sal. Coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de frango e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Acomode por cima os legumes salteados, polvilhe por cima o queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 8 porções

Leia também: Saiba usar o sal como aliado na limpeza da casa

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório