Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

3 dicas para não abusar da bebida no carnaval

Cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido ao consumo excessivo de álcool

3 dicas para não abusar da bebida no carnaval
Notícias ao Minuto Brasil

10:47 - 27/02/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

Pular, dançar, se divertir e brincar todos os dias de folia até o corpo dizer “chega!” farão parte da rotina de milhões de brasileiros nos próximo dias. Curtir o carnaval é fundamental, mas não descuidar da saúde, do equilíbrio do organismo é ainda mais essencial, principalmente quando o assunto é excesso de consumo de álcool. A cultura da ingestão exagerada de bebida alcóolica no carnaval é extremamente forte e disseminada, sobretudo, entre os jovens. Por isso, medidas simples ajudam a minimizar os efeitos do álcool e manter a saúde em equilíbrio.

+ 5 dicas e cuidados com a alimentação durante o Carnaval

“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo devido ao consumo excessivo de álcool. O índice chega a 4% do total da mortalidade mundial e é maior do que as mortes registradas em decorrência da aids ou tuberculose”. Isto é, é ainda mais imprescindível o cuidado com o excesso de álcool, uma vez que ele pode ser letal.

Abaixo, a chefe do serviço de nutrição do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa do Rio de Janeiro, Bia Rique, listou três dicas simples e objetivas para entender como o organismo absorve o excesso de álcool e o que fazer para minimizar seus efeitos.

Sede, perda de líquido e desidratação: Nesse período de muito calor e bebidas alcoólicas em abundância, é preciso pensar em como ajudar as pessoas no controle de consumo de álcool. Muitas não sabem que a sede é um sinal tardio no cérebro. Ou seja, quando a pessoa chega a sentir sede, a perda do líquido do organismo já atingiu 2%. Esse mecanismo é ainda mais desregulado em crianças e idosos. Por isso, essas faixas etárias desidratam com mais facilidade.

Atenção à dupla verão e bebida alcoólica: As bebidas alcoólicas refrescantes – como cerveja, caipirinha, espumante, vinho branco ou rosé –, por serem geladinhas, criam a ilusão de que matam a sede. Um bom exemplo pode ser visto em uma roda de samba, ambiente onde a pessoa se movimenta bastante. Quando menos espera, já ingeriu várias cervejas ou caipirinhas, pois no fundo está usando a bebida alcoólica para matar a sede sem perceber.

Solução: Beba muita água, chás gelados, limonada ou mate sem açúcar e só comece a consumir álcool quando estiver tão hidratado que não consiga ver mais líquido. Nesse caso, a bebida vai ser usada pra dar prazer.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório