Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para praticar musculação sem comprometer a coluna

Especialista dá dicas de cuidados na hora de malhar e alerta para o risco de treinos sem supervisão e acompanhamento médico prévio

6 dicas para praticar musculação sem comprometer a coluna
Notícias ao Minuto Brasil

10:03 - 04/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício

Para conseguir o condicionamento físico ideal, o corpo perfeito e manter a saúde em dia, sabe-se que é necessária a prática de atividades físicas cotidianamente e segundo diretrizes americanas, 30 minutos de exercícios de baixa a média intensidade por dia já são suficientes. Mas no caso de atividades como a musculação e o crossfit, as modalidades mais procuradas nas academias hoje em dia, é preciso tomar alguns cuidados, porque até mesmo treinos curtos podem causar lesões sérias na coluna, segundo o ortopedista, Dr. Luiz Claudio Lacerda.

+ Bactérias podem estar ligadas à depressão, diz estudo

"Pelo menos metade das contusões sofridas durante a prática dessas modalidades podem afetar a coluna vertebral. Muitas vezes o problema é decorrente de treinos feitos sem a supervisão necessária de um profissional habilitado, sem que um check-up médico tenha sido realizado antes do início da rotina de atividades físicas ou quando os limites corporais não são respeitados, levando todo nosso corpo a um alto nível de estresse", explica Lacerda, que é especializado em cirurgias na coluna.

O treino ideal precisa ser personalizado, levando em consideração os objetivos a serem alcançados, além do quadro clínico do esportista. De acordo com o ortopedista, é fundamental para a saúde da coluna que a pessoa saiba efetuar os movimentos corretamente durante a prática dos exercícios, além de aprender a controlar a respiração, a postura e a intensidade das cargas.

"Os movimentos repetitivos, intensos e as altas cargas, comuns na musculação e no crossfit, podem causar desde lesões leves até um desgaste das cartilagens, sem contar que os exercícios de alto impacto podem agravar problemas pré existentes, como no caso de deformidades da coluna", afirma Lacerda.

O especialista ainda dá seis dicas fundamentais para praticar essas atividades de forma mais segura:

- No caso dos exercícios que trabalham as costas, é fundamental deixar o abdômen firme para que ele proteja a região;

- Ao fazer exercícios deitado, deve-se deixar as costas inteiramente apoiada no chão;

- Já quando a atividade for em pé, deixe os joelhos levemente flexionados e procure manter o peso sempre o mais próximo do corpo para que não haja sobrecarga;

- Os movimentos durante a musculação devem ser realizados com a coluna alinhada, como é fundamental nos agachamentos;

- Caso já tenha algum tipo de problema na coluna, o ideal é realizar somente exercícios que estimulam, igualmente, os dois lados do corpo;

- Não ignore o aquecimento e alongamento, eles são importantes para preparar seu corpo para suportar o treino, evitando que os exercícios localizados causem lesões.

"Se preocupar com a coluna na hora dos exercícios é pensar também no seu futuro. Lesões, mesmo que mínimas, podem afastar você da sua atividade e rotina. Ao sentir qualquer desconforto, procure um especialista", finaliza o ortopedista.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório