Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cai número de mortes por AVC entre mulheres de 30 e 69 anos no país

Doenças cardíacas também apresentaram queda

Cai número de mortes por AVC entre mulheres de 30 e 69 anos no país
Notícias ao Minuto Brasil

17:15 - 08/03/19 por Folhapress

Lifestyle Saúde

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O AVC (Acidente Vascular Cerebral) e as doenças cardíacas estão matando menos as mulheres com idade entre 30 e 69 anos no país. Estudo do Ministério da Saúde mostra que, no período de 2010 a 2016, a taxa de óbitos por AVC caiu 11% e, por doenças cardíacas, 6,2%. As informações são da Agência Brasil.

Os dados do estudo Saúde Brasil 2018, divulgados nesta sexta-feira (8), registram que o índice para AVC caiu de 39,5 para 35,2 óbitos por 100 mil habitantes do sexo feminino. As doenças cardíacas apresentaram queda de 55 para 51,6 óbitos por 100 mil.

+ Saiba como identificar os sintomas de um AVC

Apesar da queda, as duas doenças continuam sendo as que mais matam a população feminina entre 30 e 69 anos. As doenças cardíacas e o AVC são classificadas como doenças crônicas não-transmissíveis, sendo preveníveis. Esse grupo tem quatro fatores de risco em comum, que são o tabagismo, a atividade física insuficiente, o uso nocivo do álcool e a falta de alimentação saudável.

No Brasil, as doenças crônicas não-transmissíveis causaram 54% de todas as mortes no ano de 2016. Na faixa etária de 30 a 69 anos, provocaram 56,1% dos óbitos. O Ministério da Saúde tem um plano de ações estratégicas para o enfrentamento dessas doenças. O plano tem como uma das principais ações a expansão da atenção básica. Com informações da Folhapress.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório