Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Praias escondidas de Guarujá são opção para aproveitar final do verão

Com difícil acesso, Sangava, Cheira Limão e Saco do Major servem de refúgio para turistas e aventureiros que querem fugir do caos

Praias escondidas de Guarujá são opção para aproveitar final do verão
Notícias ao Minuto Brasil

05:38 - 14/03/19 por Folhapress

Lifestyle SP

KLAUS RICHMOND (FOLHAPRESS) - Areia fofa, sombra da própria vegetação nativa, pedras colossais, piscina natural, caverna submersa e um mar com águas cristalinas. Tudo isso, acredite, muitas vezes deserto. O cenário bucólico faz parte de três praias quase que escondidas em um dos destinos mais procurados do verão, o Guarujá, no litoral sul de São Paulo.

+ Vagão que celebra o Barão do Serro Azul entra em operação

Com difícil acesso, Sangava, Cheira Limão e Saco do Major servem de refúgio para turistas e aventureiros que querem fugir do caos."Quem conhece essas praias mais calmas dificilmente se readapta a outras mais badaladas", disse o empresário Leonardo Mendes, 36, que descansava em Cheira Limão em uma sexta de janeiro, após passeio de caiaque.

Chegar até elas é o primeiro dos desafios. Cheira Limão, por exemplo, é a menor de todas as 27 praias da cidade, com apenas 20 metros de extensão. A praia recebe esse nome por estar ao pé do Morro dos Limões. Como a praia é completamente isolada por costões, o acesso é feito geralmente pelo mar. O mais comum é chegar de caiaque, stand up paddle ou canoa havaiana. Saindo da Ponta da Praia, em Santos, são aproximadamente 30 minutos até o destino.

De barco também é possível chegar, mas é necessário contratar um barqueiro em Santos. Os valores chegam até R$ 30 por pessoa. A travessia é de aproximadamente 1,5 km. Há também outros destinos. Bem próximo ao Limão fica Sangava, com 170 metros de areia e que reserva outras peculiaridades.

Com águas calmas, o lugar tem resquícios de uma casa abandonada. A praia é sombreada pela vegetação. Ela ainda tem uma piscina natural para os adeptos do mergulho livre e até mesmo uma pequena gruta submersa. Para chegar, o modo mais comum é por trilha. De hora em hora, há barcos que fazem a travessia de Santos para praia do Góes por R$ 3. Do Góes, há uma trilha de aproximadamente uma hora para chegar a Sangava.

"A trilha é difícil no começo, tem muita inclinação. Por isso, tem cordas para ajudar a subir, mas vale a pena porque você chega a um ambiente sem confusão", diz Gabriel Otho Pinheiro, 24. Gostamos mesmo é do mar. Na trilha você torce o pé, cai pedra", brincou um dos remadores presentes na praia.

Sangava é o destino mais conhecido. Não é incomum ver a pequena faixa de areia tomada por caiaques. Antes refúgio completo, ganhou divulgação por parte dos barqueiros neste verão. Nos fins de semana, chega a ter mais de cem pessoas. A assistente administrativa Iara Silva, 45, saiu de Guarulhos para conhecer o refúgio. "Estávamos indo para Pitangueiras e Enseada, mas lá vimos brigas, discussões, som alto e nos assustamos. Achamos aqui na internet, é um paraíso", conta.

O outro refúgio é a praia do Saco do Major, menos procurada que as demais. É considerada de acesso mais perigoso pelo mar. A existência de formações rochosas próximas à orla dificultam a aproximação de barcos. O trajeto demora cerca de 40 minutos. A opção mais procurada, neste caso, é chegar a praia por trilhas. Uma sai da praia do Guaiuba e a outra do bairro Santa Cruz dos Navegantes."Nessas trilhas nós já vimos de tudo, de cachorros soltos a búfalos, lagartos e cobras. Na verdade, até na praia já vimos cobras", disse Leonardo Alves de Abreu, 28, marinheiro, que acampava na praia com mais três amigos.

A praia tem 400 metros de extensão e recebe esse nome por ter sido moradia de um major aposentado. Diferentemente das outras praias, há uma fonte de água natural entre as rochas. Apesar das dificuldades, não há relatos recentes de roubos ou problemas de segurança nas trilhas e nas praias. Mesmo já mais conhecidas, elas ainda funcionam como refúgio neste verão.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório