Meteorologia

  • 21 MARçO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas

O Brasil fica com a terceira posição no ranking de maiores consumidores de massas no mundo

Aprenda o jeito perfeito de cozinhar massas
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 15/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Italiano

A primeira receita de macarrão pode até, supostamente, ter vindo da China, mas quem popularizou a massa do jeitinho que ela é, foram os italianos. Eles, inclusive, trouxeram este prato às terras brasileiras e com base no sucesso deste alimento na nossa culinária, segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), o Brasil fica com a terceira posição no ranking de maiores consumidores de massas no mundo.

Queridinha nas mesas de casa e famosas no almoço de domingo, a massa é versátil, prática e também rica em carboidratos. Ou seja, além de gostosa, ainda dá energia para o dia todo. Pode ser encontrada em diversos tipos e cortes, como secas, frescas, recheadas, curtas, longas e planas, com ovos, sêmola e até instantâneas.

Independentemente da facilidade de manuseá-la em vários tipos de pratos, a massa é um alimento que precisa de cuidados, principalmente em seu cozimento. Isso evita errar no ponto e acabar com um resultado inesperado.

Veja também: Conheça os 3 melhores chás para combater prisão de ventre

Fortaleza ensina o jeito certo de cozinhá-la com dicas muito importantes. Confira:

Utilize uma panela grande para que o macarrão possa se mover livremente na água fervente. Como medida aproximada, são 5 litros de água e 1 colher (sopa) de sal para 450g de massa. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de óleo para evitar que grude durante o cozimento. Cozinhe-a em panela destampada, com água fervendo constantemente, mexendo de vez em quando, até que atinja o ponto al dente.

Massas curtas (argola, búzios, conchinha, parafuso e penne): Leve uma panela grande com água ao fogo e deixe ferver. Acrescente o sal e 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a massa toda, de uma vez só, e deixe ferver novamente. Cozinhe com a panela destampada até que a massa esteja al dente, mexendo de vez em quando. Despeje-a em um escorredor e agite bem para drenar toda a água. Coloque a massa de volta na panela e reaqueça com um pedaço de margarina ou 1-2 colheres (sopa) de azeite, ou vire em uma travessa preaquecida e cubra com molho.

Massas longas (spaghetti e ninho, por exemplo): A técnica para cozinhar massa longa consiste em mergulhá-la lentamente na água fervente. Ao entrar em contato com a água fervente, o macarrão fica macio e pode se espalhar na panela sem quebrar. Calcule o tempo de cozimento a partir do momento em que voltar a ferver depois de colocá-lo. Quando estiver cozido, escorra bem. Enxágue a panela, leve de volta ao fogo e adicione um pedaço de margarina ou 15-30 ml de azeite. Coloque-o novamente na panela e mexa sob fogo alto até ficar brilhante.

Além destas dicas, não se esqueça de seguir o modo de preparo indicado na embalagem para conseguir o sabor e consistência desejados!

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório