Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 erros na cozinha que colocam em risco sua saúde

A maioria das pessoas não imagina, mas sua cozinha pode ser um verdadeiro antro de bactérias

6 erros na cozinha que colocam em risco sua saúde
Notícias ao Minuto Brasil

06:23 - 18/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Hábito

Alguns hábitos são bem comuns na cozinha "amadora", como lavar o frango. Mas será que esta é a melhor opção - ou a mais saudável? Confira a seguir seis erros que a maioria das pessoas comete na cozinha, segundo o site Viva Bem, do UOL.

+ Descubra a forma mais fácil de perder peso

1. Lavar o frango - se a ideia é "retirar bactérias", não adianta nada lavá-lo, muito pelo contrário. O risco é de contaminar tudo o que está por perto, quando a água se espalhar. Para acabar com as bactérias do frango, basta cozinhá-lo muito bem.

2. Descongelar e congelar a carne - Uma vez descongelada, a carne não pode ser recongelada. Ao ser descongelada, as bactérias começam a se multiplicar e, para matá-las, segue a mesma dica do frango: cozinhar muito bem a carne.

3. Não higienizar a esponja - lavar a esponja com água e sabão não mata os mais de 680 milhões de fungos e bactérias presentes nela. Deixá-la todos os dias mergulhada em 1 litro de água com 2 colheres de sopa de água sanitária por 10 minutos resolve o problema.

4. Ovo na porta da geladeira - A porta é o local com maior oscilação de temperatura, o que ajuda na proliferação de bactérias, principalmente de alimentos como ovo, queijo, iogurtes e carnes. Guarde na porta apenas alimentos com baixo risco de contaminação, como água, sucos, condimentos e frutas.

5. Lavar a salada com vinagre - A acidez do vinagre é considerada baixa, por isso não é capaz de eliminar bactérias de verduras, legumes e frutas (se fosse, bastava temperar a salada). Para higienizar, é preciso deixar os alimentos crus por 10 a 15 minutos em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio.

6. Não higienizar a tábua de madeira - Os vincos que vão se formando nas tábuas de madeira (e de plástico) são o esconderijo perfeito para as bactérias. O ideal é usar uma tábua de vidro ou deixá-la mergulhada em uma solução de 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório