Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gestantes podem sofrer de problemas oculares, como Luciele Di Camargo

Especialista revela sete dicas para aliviar problemas visuais durante a gravidez e amamentação

Gestantes podem sofrer de problemas oculares, como Luciele Di Camargo
Notícias ao Minuto Brasil

05:57 - 19/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Entenda

Luciele Di Camargo revelou recentemente que tem apenas 5% do campo visual do olho direito. A perda ocular aconteceu durante a segunda gravidez do filho Davi. "Por isso, minhas amigas me chamam de vaca cega, perdi durante a gravidez do Davi por causa de um glaucoma decorrente da síndrome de ICE". A síndrome de ICE é uma desordem irido-córneo-escleral.

+ Pesquisa mostra a percepção das mulheres sobre a própria gravidez

São inúmeras as transformações que o corpo de uma mulher sofre durante a gravidez. Até mesmo a visão pode ser impactada por essas mudanças, principalmente porque o organismo passa a reter mais líquido que o habitual, aumentando também o volume de sangue. Além disso, a variação dos níveis hormonais também contribui para determinados problemas visuais. Com tantas mudanças, pode ocorrer o espessamento da córnea, bem como um aumento de curvatura e inclinação. Neste caso, há prejuízo da visão e pode inclusive resultar na falta de acomodação das lentes de contato – voltando ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer.

De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, no último trimestre da gravidez a gestante pode sentir mais dificuldade para enxergar o que antes era simples. Essa mudança de grau se deve ao acúmulo de líquido no organismo. “Os problemas oculares mais comuns na gravidez são: olho seco, visão embaçada, aumento de sensibilidade à luz nos primeiros meses, presença de pontos ou manchas no campo visual, desdobramentos da pré-eclâmpsia e desdobramentos do diabetes gestacional. Muitos desses eventos são temporários, mas ainda assim precisam de acompanhamento especializado para não ganhar proporções que poderiam ter sido evitadas”.

Neves destaca sete dicas para atenuar problemas visuais durante o período da gravidez e da amamentação:

1. Uso de lágrimas artificiais. “Se a gestante perceber que os olhos estão mais secos que o normal ou sentir algum incômodo ao usar lentes de contato, o ideal é usar lágrimas artificiais específicas para lubrificar os olhos durante esse período – além de substituir as lentes de contato por óculos de grau, a fim de evitar irritação nos olhos”.

2. Piscar mais que o habitual. “Se a gestante passa muitas horas por dia diante de um computador ou celular, os olhos tendem a piscar menos e ressecar. Sendo assim, na medida do possível, a cada meia hora é recomendado parar tudo o que está fazendo e piscar pelo menos trinta vezes seguidas para compensar. Essa dica vale para todos, de modo geral”.

3. Compressas de água gelada. “As compressas de algodão embebido em água gelada ou fria são especialmente importantes quando a retenção de líquidos pelo organismo leva a um inchaço inclusive ao redor dos olhos, podendo interferir na qualidade da visão. Máscaras de gel – que podem ser armazenadas no refrigerador – são altamente recomendadas para diminuir esse tipo de desconforto”.

4. Acompanhamento oftalmológico mais frequente. “Isso é especialmente importante em gestantes diabéticas, que já têm risco aumentado para a retinopatia diabética – doença que aumenta as chances de os vasos sanguíneos do globo ocular romperem e desencadear hemorragia, comprometendo a visão. Sendo assim, qualquer mudança deve ser reportada imediatamente a um oftalmologista, ainda que a gestante mantenha os níveis de açúcar no sangue dentro de parâmetros aceitáveis”.

5. Ajuste nos medicamentos de glaucoma. “Geralmente, a pressão ocular das gestantes tende a diminuir nesse período, provavelmente em função das variações hormonais. Mulheres que tratam glaucoma devem procurar o oftalmologista logo no início da gestação para ajustar os medicamentos – já que pode ser necessário trocar ou ainda suspender os colírios habitualmente utilizados”.

6. Controle da pressão arterial. “Os sinais de pré-eclâmpsia – hipertensão arterial específica da gravidez que pode ocorrer a partir da 20ª semana – podem ser identificados através dos olhos em até 8% das gestantes, sendo provável que a paciente se queixe de perda temporária de visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou com formação de halos ou flashes. Na presença desses sintomas, principalmente se a paciente tiver histórico de hipertensão, o médico responsável pelo pré-natal deverá ser imediatamente comunicado, tendo em vista que essa condição progride rapidamente e pode resultar em sangramento ou outras complicações”.

7. Uso de óculos de sol. “Usar óculos de sol para sair de casa até mesmo em dias nublados é o tipo de recomendação que deve ser adotada por todas as pessoas. Mas, como durante a gestação a paciente pode notar um aumento de sensibilidade à luz, esse hábito trará muito mais conforto e proteção”.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório