Meteorologia

  • 15 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

No 'Dia do Tiramisù', veja curiosidades sobre o doce italiano

Neste ano,sobremesa será homenageada no 'Dia Europeu do Sorvete'

No 'Dia do Tiramisù', veja curiosidades sobre o doce italiano
Notícias ao Minuto Brasil

19:35 - 21/03/19 por ANSA

Lifestyle Delícia

Considerado um dos mais famosos doces italianos, o tiramisù conquistou seu espaço em diversos lugares do mundo e é celebrado nesta quinta-feira (21), no "Tiramisù Day".

Para comemorar a data, a ANSA selecionou algumas curiosidades sobre a sobremesa mais amada pelos italianos e a mais pedida pelos estrangeiros no país europeu.

De acordo com dados coletados pelo Google Trends, a receita do Tiramisù foi a segunda mais procurada pelos italianos em 2018. Já neste ano, uma equipe de confeiteiros italianos entrou para o Guiness Book of Records após fazer a sobremesa do tipo mais longa do mundo, com 273,5 metros de comprimento. Ao todo, foram necessários 50 mil biscoitos, 500kg de mascarpone, 300 litros de café, 65kg de açúcar, 60kg de gema de ovo, 70kg de clara de ovo e 65kg de cacau amargo.

O doce também será o sabor homenageado na edição do "Dia Europeu do Sorvete Artesanal", celebrado no próximo dia 24 de março. Além disso, Tiramisù é a quinta palavra da cozinha italiana mais conhecida no exterior, sendo a primeira entre as sobremesas.

+ Bolinho de chuva é ideal para dias frios de outono; veja receita

Segundo a Accademia Italiana della Crusca, principal instituição linguística da Itália, o termo está presente como "italianismo gastronômico" em 23 idiomas diferentes. O vocábulo é mencionado milhões de vezes em sites do mundo inteiro. A palavra aparece 14 milhões de vezes em chinês, 7,8 milhões em japonês, 3,4 milhões em alemão, 3,1 milhões em francês, 2,2 milhões em espanhol e 18,6 milhões em inglês.

O nome do doce provém da expressão em italiano "Tirami Sù", que significa algo como "puxa-me para cima" ou "levanta-me". Muitas regiões da Itália se consideram criadoras do doce, entre elas a de Piemonte, Lombardia e Toscana. Inclusive, recentemente, a região do Vêneto, especificamente Treviso, iniciou uma batalha contra Friuli-Veneza Giulia para disputar a autoria do Tiramisù. Algumas histórias contam que o Tiramisù surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local.

Outra, fala que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que estava acostumada, quando criança, a ter dois tipos de merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, surgindo assim o doce.

No Brasil, a receita chegou junto com os imigrantes e precisou ser adaptada pela falta de alguns ingredientes italianos. O queijo mascarpone, o chocolate e o café são os principais ingredientes da sobremesa. No entanto, com o passar dos anos, a receita original ganhou diversas interpretações e preparações, inclusive em algumas regiões, a sobremesa é feita com bebida alcoólica, como o vinho marsala, além de chantilly.

+ Aprenda uma incrível e prática sobremesa preparada em apenas um minuto

O "Dia do Tiramisù" foi criado por Clara e Gigi Padovani, autores do livro "Tisamisù. História, curiosidades, interpretações do doce italiano mais amado", e do fundador do Eataly, Oscar Farinetti. (ANSA)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório