Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça sete superpoderes do tomate

Além de ser um fruto repleto de nutrientes, o tomate também tem diversos benefícios como manter uma pele jovem e saudável

Conheça sete superpoderes do tomate
Notícias ao Minuto Brasil

06:35 - 23/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle SUPERALIMENTO

O tomate é uma das frutas mais versáteis que pode incluir na sua alimentação. Pode consumi-lo em saladas ou como tempero no arroz ou na massa, ou simplesmente comê-lo cru como um snack. Independente da forma, o alimento é supernutritivo e possui diversas propriedades pouco conhecidas.

Reconhecido por ser um alimento rico em licopeno, que contém um forte ação antioxidante, e vitaminas do complexo A e B, o tomate também possui minerais extremamente importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.

1. Proteção Solar

O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pela luz do sol. Uma vez no organismo, o licopeno torna a pele menos sensível aos danos dos raios ultravioletas, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.

2. Pele sempre saudável

O consumo frequente do alimento ajuda a manter uma ótima textura e saúde da pele, já que ajuda a minimizar os poros dilatados, a curar o acne e erupções cutâneas ou até a tratar pequenas queimaduras.

3. Melhora a visão

Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, o fruto melhora bastante a visão e ainda pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.

4. Saúde dos ossos

Devido à presença de vitamina K e cálcio, o tomate ajuda a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno presente na composição do alimento ajuda a melhorar a massa óssea, combatendo a osteoporose.

5. Reduz problemas capilares

A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH do cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.

6. Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue

É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.

7. Previne o câncer

Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do cancro sugere que comer mais tomate reduz o risco da doença em órgãos como próstata, pulmão e estômago, entre outros.

8. Melhora o sono

De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, aqueles que consomem mais licopeno dormem melhor, comparativamente a quem não consome tomate.

9. Reduz a pressão arterial

O licopeno, a Vitamina C e outros antioxidantes presentes no fruto são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando a baixar a pressão arterial.

10. Reduz a dor crônica

Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, o tomate pode ajudar a diminuir a incidência de dores crônicas. O consumo do fruto ajuda ainda a reduzir a inflamação.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório