Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

HPV pode afetar a saúde do coração, afirma pesquisa

Vírus responsável por cânceres, como o de vagina e garganta, podem levar ao infarto

HPV pode afetar a saúde do coração, afirma pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

07:58 - 25/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Atenção

Uma pesquisa publicada na revista Circulation Research mostrou que o vírus do HPV pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças do coração, principalmente quando associadas a outros fatores de risco.

+ 7 motivos para comer manteiga

No estudo, pesquisadores analisaram dados de 60 mil mulheres coreanas entre 2011 e 2016, que possuíam o vírus e não tinham o diagnóstico de complicações cardiovasculares. Levando em consideração fatores como peso, estatura, uso de álcool, IMC e histórico de doenças, os cientistas puderam concluir que 22% das voluntárias tinham mais chances de desenvolver doenças do coração, principalmente o infarto do miocárdio. E as chances eram duas vezes maiores em mulheres que além do HPV, apresentavam obesidade ou que sofriam de síndromes metabólicas.

HPV

Segundo a ginecologista e obstetra de São Paulo, Maria Elisa Noriler, o Human Papiloma Virus (HPV), é caraterizado por uma doença viral que reside na pele e nas mucosas dos indivíduos, tais como: vagina, ânus e pênis. Sua principal forma de transmissão é por meio do ato sexual sem preservativo. "Estima-se que existam mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo alguns deles considerados de alto risco (especialmente o HPV-16 e o HPV-18), pois podem provocam infecções persistentes que podem alterar as células da região e evoluir para o câncer de colo do útero", alerta a ginecologista.

Para identificar o HPV, é importante sempre manter os exames ginecológicos em dia, já que se trata de uma doença assintomática.

"Normalmente, a detecção do HPV é realizada por meio de exames de diagnóstico, que vão desde observação das áreas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia até hemograma. A realização desses procedimentos é fundamental para que o tratamento seja realizado adequadamente, reduzindo assim, o risco de complicações e o contágio da doença", finaliza a ginecologista.

Infarto

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, mulheres que possuem o vírus do HPV devem estar atentas aos sintomas de infarto, já que os sinais do problema podem confundi-las. "Os sinais de infarto são diferentes em homens e mulheres, além dos sintomas típicos como dor no peito, náuseas e desmaios, as mulheres podem sentir enjoos, falta de ar, arritmias e fadiga", explica o especialista.

A prevenção do infarto do miocárdio, assim como todas as outras doenças cardiovasculares, é realizada com uma simples mudança de hábito: ser mais saudável. "Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas diárias e largar o álcool e o tabaco são as principais medidas para cuidar da saúde do coração", finaliza o médico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório