Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

9 lições de mulheres bem sucedidas para vencer no mercado de trabalho

Construir uma carreira sólida no mercado sendo mulher é um desafio, mas é possível atingir o sucesso

9 lições de mulheres bem sucedidas para vencer no mercado de trabalho
Notícias ao Minuto Brasil

09:20 - 28/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sucesso

De acordo com as executivas da multinacional italiana de recursos humanos Gi Group, que tem mais de 70% do seu quadro de colaboradores, inclusive nos cargos de liderança, formado por mulheres, sim, elas podem atingir posição de destaque na carreira.

+ Será que estou sofrendo de depressão? Faça o teste

A partir das experiências de duas de suas executivas, Fernanda Trindade, gerente de marketing, e Luciana Port, diretora financeira, a Gi Group Brasil selecionou nove dicas para como construir uma trajetória profissional e pessoal de sucesso, driblando os assédios e desafios diários e sem abrir mão dos sonhos e da qualidade de vida.

1-Escolha o trabalho que goste: ter prazer e paixão pelo o que faz é fundamental para estimular qualquer profissional a fazer bom trabalho e se dedicar mais e mais no desenvolvimento da carreira.

2-Estude sempre: o estudo não deve terminar com a conquista do diploma de faculdade. Além de uma boa faculdade e domínio de idioma estrangeiro, pós-graduação, MBA, doutorado e pós-doutorado fazem parte do currículo de boa parte das mulheres que estão em cargos de liderança. Invista em cursos de atualização, especializações e outras capacitações que ajudem a complementar o seu trabalho e ir mais além.

3-Faça mais e cada vez melhor: procure avaliar constantemente o seu desempenho, mesmo que tenha feito um ótimo trabalho. Pontue as qualidades e os defeitos, o que pode ser melhorado e o que faria diferente para obter melhores resultados e/ou ampliar os seus objetivos.

4-Encare as adversidades como lição: nas dificuldades e nas crises surgem novas ideias. Encare o ambiente hostil, os desafios e até lidar com chefe exigente como campo fértil para aprendizado e para viver uma experiência que ajudará a desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que possui.

5- Faça alianças sem distinção: separe o pessoal do profissional e trate todos da mesma forma que gostaria de ser tratada. Procure sempre unir força com superiores e colegas, independentemente da sua afeição, desempenhando o melhor possível a sua função nos trabalhos em conjunto, compartilhando experiências e informações que possam beneficiar ambos os lados.

6-Agarre as oportunidades: há alguns anos a troca constante de emprego não era bem vista no mundo corporativo. Hoje, com a disputa de talentos no mercado de trabalho, é comum os profissionais terem em seu currículo passagens por diversas empresas em curto espaço de tempo. Não hesite em aproveitar oportunidades que ofereçam melhores condições de trabalho, novas experiências e crescimento profissional.

7-Aprenda a blindar-se contra assédios: piadas machistas podem ser ignoradas ou relevadas com um sorriso. Já no caso do assédio sexual e brincadeiras mais ofensivas manifeste o descontentamento e estabeleça limites de forma franca e objetiva, sem levantar a voz. E dependendo da gravidade, denuncie o caso ao superior ou departamento competente. Adote mecanismos de proteção, como evitar compromisso a sós que não seja para assuntos profissionais com um colega ou superior que não confia, e fique atenta à imagem pessoal que transmite aos outros.

8-Invista em seus sonhos pessoais: trabalhe também o seu sonho, seja o desejo de ser mãe, se aventurar pelo mundo, disputar um campeonato esportivo, morar em outro país. Lembre-se que sempre há espaço para talentos e bons profissionais no mercado de trabalho, e experiência fora do ambiente corporativo pode trazer lições valiosas e criar habilidades que podem ser úteis na vida profissional e pessoal.

9-Descubra e tenha um propósito de vida: o trabalho sem dúvida é importante, mas não é tudo. Dedique um tempo do seu dia a aquilo que te dá prazer, energia, inspiração, motivações, enfim que ajude a te revigorar depois de um dia corrido e estressante. Pode ser um momento agradável ao lado da família, amigos, trabalho voluntário, praticar esportes ou apenas meditar e contemplar uma bela paisagem.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório