Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como cuidar da sua pele antes e depois de usar maquiagem

Veja o que fazer antes de aplicar a maquiagem, para fixá-la melhor, e depois, para evitar a obstrução dos poros e a piora da qualidade da pele

Saiba como cuidar da sua pele antes e depois de usar maquiagem
Notícias ao Minuto Brasil

21:00 - 11/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

Foi-se o tempo em que as maquiagens serviam apenas para embelezar e trazer cor ao rosto. Hoje em dia, o uso de cosméticos como base, rímel, sombra, batom, blush, entre outros, também pode ajudar a prevenir e combater o envelhecimento, já que contam com antioxidantes, vitaminas, ácido hialurônico, antipoluentes e substâncias que promovem efeito tensor. Porém, de nada adianta utilizar a melhor e mais moderna maquiagem sem preparar a pele antes e higienizá-la corretamente depois.

+ 10 passos para uma boa nutrição

“A falta de preparação da pele antes de aplicar a maquiagem pode fazer com que esta craquele e derreta ao longo do dia, acabando com seu visual. Já a remoção da maquiagem no fim do dia é importante, pois, do contrário, os produtos podem aumentar a produção de oleosidade em sua pele, entupindo os poros e levando ao desenvolvimento de um quadro acneico, além de torná-la opaca e sem brilho”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Para ajudar a evitar estes problemas, a especialista apontou o passo-a-passo de como cuidar da pele antes e depois da maquiagem. Confira:

ANTES

O passo mais importante antes de aplicar a maquiagem é realizar a higienização do rosto para remover toda a sujeira e oleosidade acumuladas na região e que podem atrapalhar na aderência dos cosméticos que vão ser aplicados, comprometendo o resultado final da make. Para isso, utilize água morna e um sabonete específico para o seu tipo de pele e, em seguida, faça uso de um tônico que vai ajudar a normalizar o pH do tecido e remover qualquer impureza que possa ter resistido ao sabonete.

“Para deixar sua pele ainda mais saudável e pronta para receber a maquiagem, utilize um cosmético hidratante, em forma de sérum com ativos que controle a oleosidade como Acneol SR, caso você possua a pele oleosa, ou então cremes mais pesados, se sua pele é muito seca, investindo em ingredientes hidratantes como Hyaxel”, recomenda a dermatologista. Algumas substâncias como Sculptessence e Progeline podem ser usadas para redensificação e efeito tensor. “Por fim, é fundamental que você aplique um fotoprotetor, que só pode ser dispensado caso a base que você vai aplicar em seguida possua FPS de, no mínimo, 30 e PPD de 10. Se quiser você ainda pode usar um primer, que ajuda a disfarçar imperfeições, uniformizar a pele, diminuir a oleosidade e fixar a maquiagem por mais tempo.” Todos estes cuidados vão preparar sua pele para receber a maquiagem e ajudar a controlar a produção de óleo, o que vai fazer com que a sua maquiagem permaneça por mais tempo no rosto.

DEPOIS

Assim como na etapa pré-maquiagem, o primeiro passo após chegar em casa maquiada no fim do dia é realizar a higienização da pele. Porém, no geral, não é recomendado retirar a maquiagem apenas com produtos de higiene básica, já que estes não são capazes de remover todas as impurezas. Para maquiagens mais leves, o sabonete pode até ser utilizado. Mas em maquiagens mais carregadas, o ideal é iniciar utilizando um demaquilante, que deve ser aplicado delicadamente sobre a pele com o auxílio de um algodão ou tecido macio, evitando esfregar para não provocar ressecamento nem inchaços.

“Na hora de escolher o demaquilante ideal para você, tudo vai depender do seu tipo de pele e qual maquiagem você está utilizando. Os demaquilantes em forma de loção, gel e espuma, por exemplo, são ótimos para retirar os resíduos mais leves da pele, como restos de batom, blush e sombra em pó, porém estes não são eficazes para retirar produtos à prova d’água. Nestes casos, o demaquilante bifásico, metade óleo e metade água, é ideal, mas ele não é indicado para peles acneicas ou oleosas”, afirma a médica.

Após o demaquilante você deve complementar a higienização da pele com um sabonete líquido e, em seguida, utilizar um tônico, que, ao contrário do que muitos pensam, não possui a mesma função do demaquilante, já que realiza uma limpeza mais profunda da pele, removendo resíduos de maquiagem que o demaquilante possa ter deixado para trás.

“Por fim, é fundamental a aplicação de um cosmético hidratante para repor a água e os nutrientes que a pele perdeu durante o dia e para devolver a camada protetora do tecido que foi retirada durante o processo de remoção da maquiagem. Então, o paciente pode utilizar substâncias como nutriomega 3, 6, 7 e 9, Hyaxel, Arct Alg, Progenitrix e Connect Cell. O ideal é utilizar um creme específico para o período da noite, que pode conter ativos que ajudam na renovação celular, como o Retinol, Overnight Repair, Lanablue e as vitaminas A ou E. Lembrando que as peles oleosas também necessitam de hidratação, que deve ser feita com produtos livres de óleo, com textura em sérum ou gel e efeito matificante”, finaliza a Dra. Claudia Marçal.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório