Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seis alimentos que combatem o envelhecimento e as rugas

Lembre-se desses alimentos na sua próxima ida ao supermercado!

Seis alimentos que combatem o envelhecimento e as rugas
Notícias ao Minuto Brasil

19:00 - 24/04/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Espelho meu

A alimentação influencia os vários processos metabólicos do organismo humano, sendo  também responsável pela nutrição das células. É por esse motivo que alimentos ultraprocessados e com aditivos químicos podem causar inflamação nesses organismos. Além de doenças, uma dieta baseada em alimentos processados e com 'calorias vazias' pode acelerar o envelhecimento da pele.

“Mas uma alimentação variada, equilibrada e saudável pode fornecer proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios importantes para retardar o envelhecimento precoce”, afirma Lucas Portilho, consultor e investigador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Investigador em Fotoproteção na Unicamp.

Descubra quais são esses alimentos poderosos, que podem dar um 'up' para a sua pele:

Soja: A soja contém isoflavonas, que atuam na prevenção e redução da degradação do colágeno, além de combater os radicais livres. Pela sua atuação no colágeno, a soja ainda contribui para melhorar o aspecto da celulite.

Frutas com vitamina C: A Vitamina C auxilia na síntese de colágeno, ou seja, ingerir laranjas, morangos, limão também traz benefícios para a pele. Além disso, a vitamina tem ação antioxidante e auxilia a combater os danos ambientais.

Betacaroteno: Esta substância está presente no mamão, no tomate, na abóbora e na cenoura e ajuda a proteger a pele contra os efeitos dos raios solares. 

Cacau: O principal ingrediente do chocolate é um antioxidante poderoso, que melhora a circulação e retarda o aparecimento das rugas. Mas ao comer um chocolate, lembre-se que a melhor opção é o amargo ou preto, rico em flavonoides.

Ómega 3 e 6: Presente no peixe (salmão e atum) e em sementes oleaginosas, as substâncias ajudam a hidratar a pele e protegem contra inflamações e alergias.

Probióticos: Muitos produtos, hoje, contam com probióticos, mas o iogurte é o mais tradicional. Por melhorar a digestão e o funcionamento do intestino, os iogurtes, sobretudo os naturais, diminuem inflamações que podem impactar na saúde da pele.

Por outro lado, o especialista lembra que deve evitar alimentos como pão, massa e bolachas, que são ricos em carboidratos, uma das principais causas para o aparecimento de acne e inflamação. Além disso, os fritos e produtos ultraprocessados também devem ser evitados por favorecerem o envelhecimento da pele.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório