Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

HPV pode provocar ataques cardíacos, afirma pesquisa

Vírus responsável por câncer, como o da vagina e garganta, pode causar enfartes fatais

HPV pode provocar ataques cardíacos, afirma pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

05:40 - 01/04/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

Uma pesquisa publicada no periódico científico Circulation Research revelou que o vírus do HPV pode aumentar as chances do desenvolvimento de doenças do coração, principalmente quando associadas a outros fatores de risco.

+ Estudo revela a melhor hora do dia para fazer sexo

No estudo, os investigadores analisaram dados de 60 mil mulheres coreanas entre 2011 e 2016, que possuíam o vírus e não tinham o diagnóstico de complicações cardiovasculares. Levando em consideração fatores como peso, estatura, uso de álcool, IMC e histórico de doenças, os cientistas concluíram que 22% das voluntárias apresentavam uma maior probabilidade de desenvolverem doenças do coração, principalmente enfartes do miocárdio. E as chances eram duas vezes maiores em mulheres que além do HPV, sofriam obesidade ou de síndromes metabólicas.

HPV

Segundo a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, o Human Papiloma Virus (HPV), é caracterizado por ser uma doença viral que reside na pele e nas mucosas, tais como: vagina, ânus e pênis. A sua principal forma de transmissão é pelo ato sexual sem preservativo.

"Estima-se que existam mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo alguns deles considerados de alto risco (especialmente o HPV-16 e o HPV-18), pois podem provocam infecções persistentes que podem alterar as células da região e evoluir para o câncer do colo do útero", alerta a ginecologista.

Para identificar o HPV, é importante realizar frequentemente exames ginecológicos, já que se trata de uma doença assintomática.

"Normalmente, a detecção do HPV é realizada por meio de exames de diagnóstico, que vão desde observação das áreas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia e até hemograma. A realização desses procedimentos é fundamental para que o tratamento seja realizado adequadamente, reduzindo assim, o risco de complicações e o contágio da doença", finaliza a ginecologista.

Enfarte

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Élcio Pires Júnior, as mulheres que possuem o vírus do HPV devem estar atentas aos sintomas de enfarte, já que os sinais do problema podem confundi-las. "Os sinais de enfarte são diferentes em homens e mulheres, além dos sintomas típicos como dor no peito, náuseas e desmaios, as mulheres podem sentir enjoos, falta de ar, arritmias e fadiga", explica o especialista.

A prevenção do enfarte do miocárdio, assim como todas as outras doenças cardiovasculares, é realizada com uma simples mudança de hábitos: ser mais saudável. "Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas diariamente, dizer não ao álcool e ao tabaco são as principais medidas para cuidar da saúde do coração", finaliza o médico.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório