Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Qual a temperatura ideal para tomar banho?

Banhos quentes e prolongados podem prejudicar a saúde da pele e dos cabelos

Qual a temperatura ideal para tomar banho?
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 07/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Após um dia estressante de trabalho, não há nada melhor do que tomar um longo banho quente, afinal, a água em temperaturas mais altas promove o relaxamento corporal. Mas, apesar do banho quente ajudar a acalmar a mente e o corpo, a alta temperatura da água é prejudicial a saúde da pele.

+ Saiba como recuperar a saúde da pele se você sofre com estresse

“A água quente remove alguns dos óleos naturais que tem como função formar uma barreira sobre a pele e proteger o tecido cutâneo. Consequentemente, a pele torna-se seca e mais suscetível as agressões externas. Além disso, o hábito de tomar banhos quentes pode causar um efeito rebote, promovendo o aumento da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. O hábito é ainda pior durante o inverno, época em que a grande maioria das pessoas opta pela água praticamente fervendo, pois o ar frio já torna a pele naturalmente mais seca.

+ Lavar o cabelo todos os dias prejudica os fios? Entenda

E não é só a pele que sofre com os banhos quentes e prolongados. O cabelo e o couro cabeludo também acabam sendo prejudicados. Isso por que, segundo o especialista, da mesma forma que na pele, a água quente remove os óleos naturais do cabelo, tornando-o mais seco, e estimula a produção de oleosidade pelo couro cabeludo, conferindo aos fios um aspecto sujo e oleoso, além de favorecer o aparecimento da caspa.

A alternativa então é optar pela água fria, que, aliás, possui uma série de benefícios. “O banho frio ajuda a fechar as cutículas abertas dos fios, auxiliando assim a bloquear a perda de umidade e nutrientes, o que evita que estes tornem-se quebradiços e secos. Já com relação a pele, a água fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos, fechando os poros e diminuindo a vermelhidão e o inchaço, e aumenta a circulação na região, conferindo ao rosto um aspecto mais brilhoso e saudável”, destaca o pesquisador. Além disso, o banho frio possui um efeito revigorante, sendo assim obrigatório para quem precisa de energia no inicio do dia. Isso por que o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo.

Mas para aqueles que não suportam um banho frio, uma boa dica é começar com a água morna e ir diminuindo a temperatura. Mas se nem assim você conseguir encarar a água fria, Lucas Portilho afirma que banhos curtos, com menos de dez minutos, em água morna já são o suficiente para manter a pele e o cabelo com uma aparência brilhante e saudável. “Se você estiver em dúvida se a água está na temperatura ideal basta observar sua pele. Se você ver que ela está ficando vermelha é melhor abaixar a temperatura”, finaliza.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório