Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Afinal, por que as varizes e vasinhos voltam após serem tratados?

Angiologista Dra. Aline Lamaita esclarece o equívoco que muitos cometem ao acreditarem que as varizes e vasinhos possuem cura definitiva, quando, na verdade, a doença é crônica, podendo apenas ser controlada

Afinal, por que as varizes e vasinhos voltam após serem tratados?
Notícias ao Minuto Brasil

15:00 - 13/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Doença

Vasinhos e varizes são um grande incomodo para grande parte das mulheres, não apenas pelo desconforto estético que causam, mas devido ao comprometimento da saúde vascular que representam. Mas, com o avanço das tecnologias e pesquisas na área, hoje já existe uma série de tratamentos para estas alterações nas pernas.

Porém, é muito comum em consultórios médicos a reclamação de que novos vasinhos e varizes surgiram mesmo após o procedimento, o que, segundo a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, é normal de acontecer.

“A reclamação é constante porque grande parte das pessoas não entende que os vasinhos e varizes não são simples alterações estéticas que, após tratadas, nunca mais voltaram. Isso por que a condição é, na verdade, uma doença crônica, ou seja, não possui cura definitiva e os tratamentos visam apenas o controle do problema, melhorando a qualidade da circulação e a aparência estética das pernas”, explica a especialista.

De acordo com a médica, os tratamentos para varizes atuam diretamente sobre a veia doente e, geralmente, são definitivos para aquela veia, já que esta é normalmente retirada ou destruída, então dificilmente voltará a ter fluxo de sangue. Mas, por ser uma doença crônica, pode acontecer de novas varizes surgirem ao longo dos anos, passando a impressão de que elas voltaram.

“O tempo que estas varizes vão demorar para surgir após o tratamento do quadro inicial da doença vai variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hábitos de vida e agravantes como obesidade e uso de hormônicos anticoncepcionais”, alerta a angiologista.

Porém, se você acabou de passar pelo tratamento de varizes e quer evitar que estas surjam novamente, principalmente se você possui tendência genética ao aparecimento destas alterações, é possível preveni-las através da adoção de alguns cuidados, sendo o primeiro deles identificar o motivo pelo quais os vasos surgiram inicialmente.

“Se os vasinhos e varizes surgiram devido a obesidade, por exemplo, controlar o peso deve ser seu objetivo número um para evitar a reincidência das alterações”, ressalta a cirurgiã vascular. “Mas alguns cuidados devem ser tomados independentemente do motivo do surgimento das varizes para favorecer a boa circulação venosa e, consequentemente, prevenir o reaparecimento dos temidos vasinhos. Então é fundamental que você pratique exercícios físicos regularmente, utilize as meias de compressão indicadas pelo seu médico e adote uma alimentação balanceada.”

Ou seja, apesar de não ser possível a completa eliminação das varizes, segundo a Dra. Aline Lamaita é possível controlar a doença para que surjam um número menor de varizes ao longo dos anos. “O cuidado com as pernas deve ser contínuo, sendo assim fundamental o acompanhamento anual com um médico angiologista para avaliação do quadro das varizes e, se for o caso, a realização de procedimentos menores para manter a saúde das pernas em dia”, completa.

Tratamentos – Ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia não é mais o único modo de se livrar das varizes. De acordo com a Dra. Aline, hoje vasinhos e varizes nas pernas já contam com procedimentos extremamente eficazes como ClaCs, Clafs e laser endovenoso, muito requisitados pelos os pacientes que buscam resultados rápidos e com pouco tempo de recuperação sem exposição ao sol.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório