Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Comunidade LGBTQ é a que mais gasta dinheiro em viagens

Dia 17 de maio é o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

Comunidade LGBTQ é a que mais gasta dinheiro em viagens
Notícias ao Minuto Brasil

09:21 - 17/05/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dia Internacional Contra a Homofobia

Hoje é o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia com o objetivo de captar a atenção de pessoas com poder de decisão, a imprensa, o público, corporações, líderes de opinião, autoridades locais, entre outras para a situação alarmante vivida pela comunidade LGBTQ.

Ainda que desde o início da celebração, em 2004, se tenha avançado ao nível dos direitos, as pessoas que pertencem à Comunidade continuam sofrendo discriminações e ameaças pela sua condição sexual.

Ainda que no passado tenha sido rejeitado por múltiplos setores, este coletivo conta com cada vez mais visibilidade e importância dentro da sociedade. A Skycop, empresa que defende os passageiros e os seus direitos, decidiu fazer uma análise à importância da comunidade LGBTQ dentro do setor da aviação.

Segundo os dados apurados pela empresa, calcula-se que os viajantes LGBTQ gastam em média mais 33% em viagens do que viajantes não pertencentes a esta Comunidade, e viajam uma média de 4-6 vezes por ano, de acordo com um relatório da Community Marketing & Insights de 2017.

Segundo dados da LGBT Capital, estima-se que o turismo desta Comunidade em 2018 teve o maior impacto ao nível mundial no PIB norte-americano de 24,5 bilhões de dólares, seguido do mercado espanhol, com mais de 6,1 bilhões de dólares - 0.46% do PIB.

Ao nível mundial, calcula-se que a comunidade LGBTQ representa entre 5% e 10% da população, ou seja quase 500 milhões de pessoas. Constitui um segmento dinâmico, em constante crescimento e com um nível de compra elevado – só nos Estados Unidos, calcula-se que o poder de compra das pessoas LGBTQ em 2015 alcançou 917 bilhões de dólares.

Ultimamente, a indústria da aviação tomou esta informação em consideração e tem vindo a mudar o seu foco para inclusividade e aceitação. Enquanto alguns campos da indústria da aviação, como a companhia aérea Cathay Pacific, quebram barreiras com publicidade inclusiva, outros fazem uma abordagem mais tangível. A United tornou-se a primeira companhia aérea a permitir que os seus passageiros escolham uma opção de gênero não binário ao reservarem os seus voos – basta adicionarem Sx ao tradicional Sr. e Sra. Outro exemplo é o fato dos aeroportos nos EUA começarem a banir restaurantes da cadeia alimentar Chick-fil-A devido ao apoio prestado a organizações anti-LGBTQ.

Este dia foi fundado em 2004 para captar a atenção à violência e discriminação experienciada por pessoas lésbicas, bissexuais, transsexuais, intersexuais e qualquer outra pessoa que viva com condições sexuais diversas, identidades ou expressões de gênero, e características sexuais. A data 17 de maio foi especificamente escolhida para comemorar a decisão da Organização Mundial de Saúde em desqualificar a homossexualidade como distúrbio mental em 1990.

Em 2005, 24.000 pessoas de organizações como a Associação Internacional de Lésbicas e Gays (ILGA), a Comissão Internacional dos Direitos Humanos de Lésbicas e Gays (IGLHRC), assinaram um acordo em apoio à iniciativa IDAHO ('IDAHO iniciative'). Em 2009, a transfobia juntou-se a este nome da campanha. Em 2015, a bifobia foi igualmente adicionada.

Agora, o dia 17 de maio é comemorado em mais de 130 países, incluindo 37 onde relacionamentos do mesmo sexo são ilegais. Milhares de iniciativas – desde fóruns públicos e palestras, a maratonas e procissões, para festas legendárias – acontecem para sensibilizar todos os problemas existentes.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório